Menu

Governo cria Conselho dos Direitos Humanos e exclui comunidade LGBT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Numa solenidade concorrida o governador do Acre, Tião Viana (PT), oficializou a criação do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, entidade que terá como principal atividade, lutar para garantir os direitos dos cidadãos. Na teoria o Conselho vai defender uma bandeira, na prática a coisa será bem diferente.


Composto por quatorze representantes de Secretarias do Governo Estadual, de entidades ligadas ao assunto e da sociedade civil organizada, o Conselho deixou de fora a comunidade LGBT, que teria representatividade, mas foi “punida”, pelos acontecimentos registrados na parada gay.

Publicidade

Essa afirmação foi feita pelo secretário de Direitos Humanos Nilson Mourão, que coordenou a manobra para exclui os gays da composição do Conselho.


“Temos havido algumas relações não muito amistosas envolvendo a comunidade LGBT, a equipe da secretaria decidiu realizar uma recuada estratégica nesse momento, para depois permitir a entrada desses representantes. A secretaria estava fazendo uma negociação com eles, porque eles me enviaram uma carta de rompimento com o governo. E como eles estavam se retirando, nós entendemos que era hora de realizar um recuo tático nessa questão”, diz Mourão.


A exclusão da comunidade LGBT do Conselho pegou de surpresa o próprio governador Tião Viana e só ficou sabendo da decisão da equipe da Secretaria de Direitos Humanos durante a solenidade. Para desfazer a saia justa, o governador deu um puxão de orelhão na equipe do ex-deputado federal e determinou a inclusão de um representante dos LGBT no Conselho.


“Se depender de mim, hoje a comunidade já está no Conselho. Não vejo nenhum problema em incluir o movimento. Esse conselho é uma aliado das atitudes diferentes”, disse o governador.


Para encerrar a polemica, Tião Viana determinou que a coordenação do Conselho inicie o processo de inclusão de um representante do movimento na entidade.


Jairo Barbosa, de Rio Branco


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido