Menu

Noivo cobiçado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Gladson Cameli (PP) é hoje o noivo mais cobiçado da oposição, disputado pelo PMDB e PSDB. Ontem, ele que tirou o PP da influência da FPA, esteve um longo tempo na sede do PMDB confabulando com Flaviano Melo (PMDB) sobre a sucessão municipal. O sonho do PMDB é que Gladson venha indicar o vice de Fernando Melo (PMDB) na disputa da PMRB.


Escolha livre
O senador Sérgio Petecão (PSD) abdicou de indicar o vice para deixar o caminho livre ao PP.


Nomes na pauta
Entre os nomes comumente citados no PMDB como “vice ideal”, figuram o Apóstolo Ildson e o vereador Alisson Bestene. O PP, dificilmente, terá um candidato próprio a prefeito da Capital.


Posição oficial
Na próxima sexta-feira o PP deverá oferecer um café da manhã à imprensa para agradecer a cobertura aos atos do partido, quando então o presidente Gladson Cameli deverá tornar oficial que, decidiu caminhar com a oposição na eleição do próximo ano. O PP quer com isso deixar claro aos seus vereadores e deputados que o afastamento da FPA não comporta volta e como forma de exigir legalmente que cumpram a decisão. Quem não cumprir será afastado do partido. Sobre se fará coligação com PSDB ou PMDB, será tomada uma posição nos primeiros meses do próximo ano.


Brecha aberta
A decisão do PP vai abrir uma janela jurídica para os descontentes deixarem o partido. No momento em que a entrada na oposição for anunciada oficialmente, o argumento poderá ser usado na justiça eleitoral para qualquer parlamentar deixar o PP sem perder o mandato, por terem sido eleitos sob a égide da FPA e como aliados do governo. Há jurisprudência no TRE-AC que sustenta a tese, e já foi usada quando os deputados Luiz Calixto, Élson Santiago e Luiz Tchê mudaram de partido.


Retratação pública
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB) está defendendo que a direção regional do PMDB exija uma retratação pública do ex-deputado João Correia (PMDB) ou lhe puna.


Ficar no barato
Wagner tem defendido que Correia não pode ter desmoralizado o PMDB e ficar no barato.


Nada impede
Mesmo após disparar sua metralhadora giratória contra o PMDB, juridicamente em nada impede do ex-deputado federal João Correia (PMDB) disputar a indicação para na convenção municipal postular a vaga de candidato a prefeito, ainda que, com poucas chance de ganhar.


Sair do muro
O deputado Eber Machado (PSDC) estava ontem procurando o presidente do PSDC, Afonso, para que se posicione publicamente a favor de uma candidatura própria à PMRB.


Disposto à disputa
Eber Machado voltou a dizer que está disposto a disputar a prefeitura de Rio Branco.


Argolado e contra
Argolado pelo financiador de sua campanha, que o impede de ter posições próprias no parlamento, o deputado Edvaldo Sousa (PSDC) tem se posicionado nos bastidores contra o PSDC ter candidato próprio à PMRB.


Ruim de voto
O Serjão, do PMDB, é bom de simpatia, mas ruim de votos. Levou uma derrota de capote na eleição para diretor de escola, o que ensejou até a um comentário do anão do Petecão, “Jack Montana”: “eu pensei que o meu amigo “afro” tinha voto, mas tem só garganta, não o quero mais como marqueteiro da minha campanha”.


Campanha velada
Ainda que longe de 2014, o radialista Washigton Aquino, um crítico da Aleac, tem dito nas conversas mais fechadas com amigos que será candidato a deputado estadual pelo PT, com o apoio da cúpula partidária.


E-mail desiludido
E-mail enviado pela deputada federal Antonia Lúcia (PSC) a um jornalista amigo que cobre a área política: “o Walter Prado amarelou na minha defesa na questão da RBN, está com medo de ter a cabeça rolada no TRE-AC. É coisa da idade”.


Li e recomendo
Lí, gostei e recomendo o livro do jornalista Antonio Stélio “O escaravelho da floresta”.


Paz no campo
Um ponto importante veio com o novo “Código Florestal”, que teve o DNA do senador Jorge Viana: restabeleceu a paz no campo, que vivia um clima de terror sem uma política ambiental.


Tremenda bobagem
É uma bobagem sem tamanho dizer que a nova legislação privilegia os ruralistas.


Dado importante
Com o Código aprovado cerca de 35 milhões de hectares poderão ser reflorestados.


Espaço perdido
Ouvi ontem de um dos mais importantes pastores evangélicos da cota dos equilibrados que, na próxima eleição a oposição terá um contingente maior de apoio do que na eleição passada.


Sem um interlocutor
Na sua avaliação, os dirigentes da FPA subestimaram nos últimos anos o crescimento do eleitorado evangélico e não se preocuparam em ter um interlocutor confiável.


Um exemplo
Deu como exemplo o governo Binho Marques, quando eram tratados com desdém.


Sem dúvida
Tivesse que apontar o destaque da oposição na Aleac, sem dúvida apontaria o deputado Werles Rocha (PSDB).


Ruas do povo
O governador Tião Viana fecha o ano com um saldo positivo no programa “Ruas do Povo” – 180 quilometros de vias pavimentadas com tijolos em todo Estado.


Ironia errada
A oposição errou ao fazer ironia quando o projeto foi anunciado pelo governador.


Indefinição prejudicial
O Tribunal de Justiça deveria colocar em pauta urgente o recurso do prefeito cassado de Marechal Taumaturgo, Randinho, pois, a indefinição só prejudica o município.


Não há motivo
As possíveis provas de supostas irregularidades contra o prefeito Randinho já foram colhidas, e, não há assim nem mais um motivo plausível para mantê-lo afastado do cargo.


Único caminho
A briga entre a PMRB e a deputada federal Antonia Lúcia (PSC) entrou num estágio que não comporta mais nenhuma intermediação, e o único caminho é esperar a decisão judicial.


Vira bate-boca
O bate-boca entre as duas partes só trás desgastes para ambas e não resolve nada.


Sem chance
Todas as últimas tentativas para o senador Sérgio Petecão (PSD) tirar o apoio de Fernando Melo (PMDB) a prefeito da Capital fracassaram: “não vou fazer isso”, tem desconversado.


Chance real
Petecão acha que, com o apoio do PMDB há chance real de levar Fernando ao segundo turno.


Nomes novos
Rodrigo Beirute (PSDC), Rutemberg Crispim (PCdoB) e Eliane Sinhazique (PMDB) – três bons nomes na lista dos novos candidatos a vereador de Rio Branco.


Banho-maria
Continua em banho-maria o anúncio oficial do candidato do PT a prefeito de Rio Branco.


Abraço na torre
Sérgio Petecão, Fernando Melo, Antonia Lucia passaram a manhã de ontem articulando um ato político: um abraço na torre da RBN, do qual participariam vários pastores evangélicos.


Política e legalidade
Se a torre da RBN for derrubada é um desgaste político para o prefeito Angelim pela exploração que será feita em cima do fato. Mas, há que se ressaltar que o prefeito Angelim apenas cumpre o que determina o Plano Diretor da cidade, que é uma lei. Se não cumprir prevarica. Este é o cerne da questão. Apenas e tão somente ele cumpre a lei.


Bom para democracia
A próxima eleição municipal terá vários candidatos a prefeito da Capital. É uma tolice a defesa de apenas duas candidaturas, uma da oposição e outra da FPA. A eleição é em dois turnos. E com mais nomes na disputa amplia o leque de escolha do eleitor e é bom para a democracia.


Por Luis Carlos Moreira Jorge    


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.