Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre poderia perder 40 milhões com divisão do estado do Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Se a divisão do Pará em três unidades federativas for aprovada no plebiscito do próximo domingo, dia 11, a criação dos estados de Tapajós e Carajás poderá sair caro para os demais estados da Federação ─ principalmente pelos mais pobres. O motivo seria o ingresso de dois novos beneficiários no Fundo de Participação dos Estados (FPE), um “bolo” de recursos oriundos de impostos federais que a União divide, atualmente, entre as 27 unidades da Federação.


Com a eventual redivisão do bolo por 29, o mais provável é que todos os atuais estados tenham perdas. Mas elas seriam proporcionalmente mais significativas para aqueles mais dependentes da União, com baixa arrecadação própria de impostos.

Anúncios


No caso do Acre, isso chegaria a 40 milhões de reais, o equivalente a 6% de sua arrecadação própria de impostos e mais do que a arrecadação da Fazenda estadual com o IPVA da frota de automóveis. Contudo, tais perdas podem ser compensadas com a aprovação da redistribuição dos recursos do petróleo entre todas as unidades federativas do Brasil. De acordo com informações do deputado federal Marcio Bittar (PSDB-AC), o Acre passaria dos atuais 8 milhões para aproximadamente, R$ 170 milhões de repasses da União.


Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido