Menu

Em protesto, moradores plantam bananeiras nas ruas de Marechal Thaumaturgo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Marechal Thaumaturgo, localizado no sudoeste do Estado, uma das regiões de difícil acesso, sofre com a situação de isolamento e com as dificuldades de investimentos em infraestrutura urbana.


A dependência econômica é tão visível, que as margens das praias dos rios Juruá, Amônia e Arara, são utilizadas para os agricultores plantarem feijão, macaxeira, batata doce, amendoim e melancia. No final deste ano, com a chegada do inverno, os moradores revoltados com a situação das ruas da cidade, inventaram uma nova modalidade de plantação: bananeiras estão sendo plantadas no meio das ruas intrafegáveis.

Publicidade

O autor do protesto foi José Lima Fernandes, mas conhecido como Zequinha que mora há 10 anos na rua Mario Lobão, na zona central da cidade que tem pouco mais de 3.971 habitantes e 2.733 domicílios.


O protesto aconteceu ontem, por volta das 17 horas, no momento em que caia uma forte chuva. A rua era pavimentada, mas de acordo os moradores, os tijolos foram removidos pela secretaria de obras da cidade com o objetivo de fazer uma recuperação.


– Já se passaram mais de cinco meses e agora com o inverno ficou mais difícil para os alunos ir para a escola. Todos os dias passam mais de 50 alunos por esta rua que precisa ser calçada novamente. Plantamos bananeiras para que na época da política tenhamos bananas para dar aos políticos mentirosos – desabafa Zequinha.


Zequinha diz ainda que o manifesto vai continuar ater o problema se resolvido e além do plantio de bananas, outras plantas e galhos de arvores foram jogados nas lamas da rua.


A Rua Mario Lobão que foi pavimentada em tijolos no ano de 2007 é uma das principais ruas de acesso ao bairro da Cerraria, Quadra poliesportiva, ao núcleo do Governo, ao DEAS e a Escola de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes.


O estudante Elimaiqui Joaquim (17) diz que esta greve deveria ser também dos estudantes da escola de ensino médio, pois nos dias de chuva chegam atrasados na escola e sujos de lama.


O município de Marechal Thaumaturgo está sendo governador por Mauricio Praxedes [PMDB], desde o afastamento de Randson Almeida pela justiça, acusado de desvio de recursos do Fundeb – cerca de R$ 3 milhões, segundo a denúncia. A reportagem tentou sem sucesso entrar em contato com o novo secretário de obras.



Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Com informações de Donicélio Nunes, de Marechal Thaumaturgo


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido