Conecte-se agora

Ministério vai distribuir mais de 4 milhões de testes rápidos para sífilis em 2012

Publicado

em

A partir de 2012, os testes rápidos disponibilizados para gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS) vão servir não apenas para o diagnóstico do HIV/aids, mas também para identificar a sífilis.

De acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, a previsão é que 4,5 milhões de kits produzidos no Brasil sejam distribuídos por meio do programa Rede Cegonha.

“A sífilis tem um diagnóstico fácil, um tratamento completamente eficaz, mas o Brasil ainda tem em torno de 12 mil casos de sífilis congênita por ano”, disse, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e produzido em parceria com a EBC Serviços.

O diretor destacou que, no caso de gestantes, o diagnóstico da doença deve ser feito o mais precocemente possível, para evitar danos ao bebê. Segundo ele, a estimativa da pasta é que cerca de 3,3 milhões de mulheres engravidem todos os anos no país.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode se manifestar em três estágios. A maioria dos sintomas acontece nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura.

Os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e gânglios nas virilhas (ínguas), que surgem entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

A sífilis é congênita quando ocorre a transmissão da doença da mãe para o bebê. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte da criança. O diagnóstico se dá por meio de exame de sangue, que deve ser prescrito no primeiro trimestre da gravidez. O recomendado é refazer o teste no terceiro trimestre da gestação e repeti-lo antes do parto, já na maternidade.

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Acrelândia abre processo seletivo na área de assistência social, saúde e educação

Publicado

em

A Prefeitura de Acrelândia, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (28), tornou pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado, destinado à contratação por tempo determinado de profissionais de nível superior, para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público, das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

As inscrições começam nesta terça-feira (28) e encerram nesta sexta-feira (31). O prazo de validade do processo é 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

São ofertadas 16 vagas. Os valores da remuneração vão de R$ 2.500 a R$ 8.500.

São três vagas são para assistentes sociais, três farmacêuticos, um fisioterapeuta, um nutricionista, dois odontólogo, um pedagogo, três psicólogos, e dois médicos, um na área de clinico geral e outro em psiquiatria.

Os candidatos interessados devem entregar no horário de 07h às 11h e das 13h às 17h no Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizado na Avenida Edmundo Pinto nº (498) Centro, em Acrelândia.

Para mais informações, clique aqui. 

acrelandiasaude

Continuar lendo

Cotidiano

Manicure, lavador de carros e vendedor: veja as 29 vagas do SINE desta terça

Publicado

em

Nesta terça-feira (28) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 29 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Confira o quadro de vagas:

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas