Menu

Mostra de cinema “Fica o Ano Inteiro” no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

André Gonzaga


A cidade de Rio Branco não esperava que 2011 seria o ano do audiovisual por aqui. A última aposta na área foi a do Pachamama, cinema de fronteira. Ou seria sem fronteiras? Pois bem, mais uma boa notícia na área para quem já estava com saudade da movimentação das últimas semanas. Será realizada a mostra “Fica o ano inteiro” nos dias 14 e 15 de dezembro no Cine Teatro Recreio. A solenidade de abertura começa a partir das 14 horas.

Publicidade

É um evento que vai exibir os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (o Fica) pela primeira vez no Acre. Serão duas sessões diárias, às 15 e 19 horas. A primeira é direcionada aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do Estado e a outra para todo o público. As obras são de realizadores do Brasil, China, Holanda e ainda direto das aldeias, isso mesmo! Nada melhor do que falar de meio-ambiente tendo um legítimo representante indígena como porta-voz. A entrada é gratuita.


SOBRE O FICA


A semente foi plantada no planalto central em 1999, na Cidade de Goiás (ou Goiás Velho), para divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta, média e longas-metragens nos gêneros ficção, animação ou documentário produzidas em qualquer parte do mundo com temática ambiental. O Fica promove também ações de distribuição, produção, formação e capacitação na área do audiovisual.


Todos os anos os filmes vencedores recebem um trófeu que leva o nome de figuras que foram importantes para a história da cidade. Cora Coralina, Jesco Von Puttkamer, João Bênnio, Acari Passos, José Petrillo e Carmo Bernardes são alguns exemplos. É um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo e a premiação é a mais, digamos, generosa da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.


A realização é uma parceria do governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), e do Governo do Acre pela Representação do Governo do Acre em Brasília, Secretaria de Comunicação, Fundação Elias Mansour e Secretaria de Meio Ambiente. A Associação Samaúma Cinema e Vídeo, o Cineclube Opiniões, além de empresários de Rio Branco, são os co-realizadores da edição local do Fica o ano inteiro.


PROGRAMAÇÃO


DIA 14, às 15 e 19 horas


Prêmio: troféu Cora Coralina de melhor obra


Filme: Bicicletas de Nhanderu


Ariel Ortega e Patrícia Ferreira (PE) / 45 minutos

Publicidade

Prêmio: troféu Jesco Von Puttkamer de melhor média-metragem


Filme: O Desejo da Vila de Changh


Xia Chenan, produção chinesa / 38min25


Prêmio: troféu João Bênnio


Filme: Teia do Cerrado


Uliana Duarte / 15 minutos


DIA 15, às 15 e 19 horas


Prêmio: troféu Acari Passos de média-metragem


Filme: Pólis


Marcos Pimentel (MG) / 22 minutos


Prêmio: troféu José Petrillo


Filme: TamanduAbandeira


Ricardo Podestá / 8 minutos


Prêmio: Troféu Carmo Bernandes para melhor longa-metragem


Filme: Os Guerreiros do Arco-íris da Ilha de Waiheke


Suzanne Raes, produção holandesa / 01h27


Mais informações sobre a programação, sinopses e trailers dos filmes no blog www.ficaac.blogspot.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido