Conecte-se agora

No Senado, Jorge Viana lamenta morte do ex-jogador Sócrates

Publicado

em

O senador Jorge Viana (PT) lamentou em discurso nesta segunda-feira (5), o falecimento no domingo (4) do ex-jogador de futebol Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, classificado por ele como “um brasileiro exemplar”.

O botafoguense Jorge Viana afirmou que a admiração por Sócrates não ficava restrita aos torcedores do time pelo qual ficou famoso, o Corinthians, que se sagrou campeão brasileiro de 2011 justamente no dia do falecimento de um de seus maiores ídolos.

– O Brasil inteiro ficou triste. O Dr. Sócrates, que nos ajudou tanto, deixou uma última lição: ele viveu tanto e tão bem a vida, que exagerou na dose – literalmente exagerou na dose,- declarou Jorge Viana.

O senador lembrou que Sócrates foi um dos idealizadores, na década de 1980, da chamada “Democracia Corintiana”, movimento que instituiu o voto de todos os integrantes do clube nas decisões administrativas e táticas. O então jogador também participou do movimento Diretas Já, acrescentou.

-Ele (Sócrates) associou a paixão de todos nós com a política, com a liberdade, com a democracia, quando procurou instalar a democracia corinthiana, que, no fundo, era uma maneira também de nos alertar e nos chamar para a luta por liberdade e por democracia no Brasil. Talentoso, era um estilista do futebol e um cidadão na plenitude do termo. Teve uma história de vida brilhante e foi uma figura humana fantástica – disse Jorge Viana.

Sócrates

Formado em medicina, “o doutor Sócrates”, como ficou conhecido, lembrou o senador, era paraense e conseguiu conciliar a vida de atleta com os estudos universitários e com a participação na vida política nacional.

Falecido aos 57 anos devido a uma infecção intestinal, o ex-jogador, segundo Jorge Viana, reconheceu no final da vida que havia exagerado no consumo de álcool e alertou os jovens para as consequências negativas da dependência.

Com informações da Agência Senado

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas