Menu

Polícia prende maníaco da Bahia na zona rural do Bujari

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do município do Bujari (28 quilômetros de capital) culminou na prisão de Valdimiro Campos Costa, 39 anos, o Vavá. Ele estava sendo procurado há cerca de dois meses sob acusação de estuprar várias mulheres, na região da Baixada do Sol e castigar as vítimas com um facão.


Pelo modus operandi Vavá passou a ser chamado de maníaco da luz, pelo fato de desligar o padrão de energia das residências das vítimas. Os policiais o localizaram em uma fazenda no Ramal Espinhara, km 30, na altura do quilômetro 52 da BR-364, sentido Sena Madureira.

Publicidade

Também conhecido como maníaco da Bahia, isso porque, muitas das vítimas que acusam Valdimiro Campos, residem no referido bairro. Um dos homens mais procurado pela polícia acriana nos últimos 60 dias, cumpriu uma condenação de 16 anos de reclusão por homicídio, crime ocorrido em 1993 contra um homem identificado como Filó.


Pelo assassinato de Filó Vavá passou uma temporada no presídio, ganhou o benefício condicional, mas deixou de cumprir as determinações judiciais e teve o benefício revogado. Preso, ele foi recambiado ao complexo penitenciário, mas há pouco mais de três meses ganhou o regime aberto.


Livre da cadeia Vavá teria desenvolvido uma tara por mulheres casadas e atacando-as, quando os maridos saiam para trabalhar. Os supostos ataques do investigado deram início a uma série de reclamações de estupro, que estão sendo apuradas na Delegacia da Mulher.


PRISÃO


Por volta de 11h30 desta quinta-feira, os investigadores da Delegacia-Geral do Bujari, com auxilio dos PMs C. Silva e Augusto Filho, cercaram a sede da fazenda Sobral. Ao perceber que havia sido localizado tentou se refugiar dentro do banheiro da casa, mas a estratégia falhou e foi alcançado na entrada do sanitário. Não reagiu.


Contido, ele foi trazido para sede da delegacia e apresentado ao delegado Marco Antonio de Toledo, que mandou comunicar a prisão a Vara de Execuções Penais, em seguida ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e posteriormente recolhido ao presídio Francisco d’Oliveira Conde.


O dono da fazenda (nome não mencionado pela polícia) colaborou com os investigadores e revelou que ele estava na colônia há três dias. No dia em que chegou ao local, onde ocorreu a prisão, Vavá fez a barba, na tentativa de não ser reconhecido. Vítimas se queixam que seu agressor usava barba. Em poder do acusado foi apreendida uma faca Boito, supostamente usada por Vavá para torturar as vítimas.  A faca será periciada e submetida a reconhecimento individualizado, pelas vítimas.


A polícia está apurando a informação que sugere ter sido Vavá o responsável por um estupro tentado ocorrido no Ramal Taboquinha, que fica nas cercanias da fazendo onde este foi preso. A tentativa de estupro ocorreu há cerca de duas semanas, segundo foi apurado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido