Conecte-se agora

Helicóptero João Donato cai no meio da Floresta no Acre

Publicado

em

Uma pane no motor do helicóptero da secretaria de segurança Pública do governo do Acre, João Donato, mais conhecido por Estrelão, fez a aeronave travar e cair no meio da selva, na região do Vale do Yáco no Acre, nas proximidades do seringal  Nova Olinda.

A missão do grupamento aéreo, juntamente com uma equipe de médicos legistas do Instituto Médico Legal- IML,  era de fazer a exumação de um cadáver em um seringal do rio Yáco, quando depois de 40 minutos de vôo aconteceu o acidente.

As informações estão sendo mantidas em sigilo pelo governo, mas foram confirmadas por uma fonte de dentro do grupamento aéreo que o motor travou, todo o óleo do motor foi perdido e em menos de 30 segundos o helicóptero estava no chão.

“Felizmente – disse o informante de ac24horas -, graças a habilidade do piloto, ele conseguiu livrar a aeronave das arvores e cair sobre uma pequena clareira no meio do mato e ninguém se feriu durante a queda”.

Perdidos e sem rumo na floresta

Após a queda, a tripulação que não tinha como se comunicar para pedir socorro, teve  de cainhar a pé pelo meio do mato, sempre seguindo as margens do rio Yáco para não sair da trilha e somente depois de 3h de caminhada encontraram um ribeirinho que os levou de canoa até uma fazenda próxima, sendo uma hora e meia de barco,  quando finalmente conseguiram informar à base em Rio Branco, sobre o acidente e que todos estavam vivos.

Resgate da tripulação

Apesar do acidente ter ocorrido na última segunda-feira (28), somente ontem (30), dado floresta fechada na região e dificuldades de comunicação, foi que um outro helicóptero cedido pela Policia Rodoviária Federal, chegou até o local onde estavam os ocupantes e tripulação para fazer o resgate.

Desespero dos familiares das vítimas doa cidente

Um perito do IML contou também que “eu não imaginava que esses homens da tripulação do helicóptero não tivessem nenhum  meio de se comunicar em caso de pane ou mesmo um aparelho de GPS para se orientar no meio do mato. Foi um sufoco e o pior de tudo, nossos familiares ficaram sem saber o que havia acontecido com a gente ou se ainda estávamos vivos”, relatou.

Acidente vem sendo mantido em sigilo

Em contato com grupamento aéreo da secretara de segurança, o comandante Major Albuquerque, pelo telefone 9956 *89*, não quis dar declarações sobre o assunto e disse apenas que tudo estava sob controle.

Governo desmente informação de queda e diz que avião fez pouso de emergência

O governo do Acre divulgou agora pouco nota de esclarecimento desmentindo notícia veiculada neste site de que o helicóptero João Donato havia caído na floresta. Segundo a nota, a informação é inverídica e o que aconteceu foi um pouso de emergência.

A nota esclarece também que um mecânico foi levado ao local onde a aeronave ficou parada e que o problema já foi solucionado.

Leia esclarecimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), esclarece que é inverídica a notícia publicada no site ac24 Horas, de que o helicóptero João Donato havia caído na floresta.

Na terça-feira, 29, a aeronave esteve em missão, na região de Sena Madureira, e por motivos técnicos fez um pouso de emergência.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública, ao ser avisada pela equipe que estava a bordo, solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal, para levar um mecânico até o local, que verificou e corrigiu a falha, possibilitando o retorno da aeronave para Rio Branco, na quarta, 30.

Apesar de o problema técnico ter sido solucionado, a aeronave passa por inspeção em Rio de Branco.

Ildor Reni Graebner
Secretário de Estado de Segurança Pública

Salomão Matos- da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com
Rio Branco, Acre

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Jenilson debate convocação de cadastro de reserva da civil

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite ( PSB) recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (01), os aprovados no certame do cadastro de reserva da Polícia Civil. O deputado tem sido uma voz em defesa da convocação dos aprovados na Assembleia Legislativa do Acre.

Os membros da comissão querem que o governador Gladson Cameli cumpra o compromisso firmado na campanha eleitoral em 2018. O então candidato se comprometeu a convocar os aprovados, da mesma forma que fez com os da Polícia Militar.

No final do mês, a Secretaria de Segurança Pública empossou os aprovados dentro do limite de vagas do edital, contudo, ainda aguardam a convocação 423 agentes de polícias, 33 escrivães, 60 peritos e 61 delegados. Além disso, o quadro de policial civil continua defasado.

Como sempre, o deputado Jenilson colocou o mandato à disposição dos membros da comissão e disse que vai dialogar com o governador Gladson e o secretário de segurança pública sobre o assunto.

“Temos feito esse diálogo com os aprovados nos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil, na ALEAC e com os gestores do Estado. O quadro está defasado, por isso é preciso que possamos encontrar junto com o governador um meio de convocar os aprovados. É um reforço a mais para a nossa segurança”, disse Jenilson.

O concurso tem validade até 2022, haja vista que por meio de uma indicação do deputado Jenilson, o certame foi prorrogado.

Continuar lendo

Acre

Secretário de Educação do Acre testa positivo para a Covid-19

Publicado

em

O secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Mauro Sérgio, testou positivo para a Covid-19 nesta terça-feira, 01, e se encontra em isolamento em sua residência.

Ao ac24horas, a assessoria de comunicação da SEE, informou que toda a equipe que mantém contato diário com o secretário também foi imediatamente submetida a testes, porém ninguém da equipe testou positivo para o novo coronavírus.

“O secretário, neste momento, está fazendo o devido tratamento e se mantendo em isolamento”, informou a SEE.

Na ausência de Mauro Sérgio, a diretora de ensino da SEE, Denise Santos, estará assumindo interinamente a SEE.

Continuar lendo

Acre

Centro Universitário Uninorte realiza o Day X – Feira Digital do Estudante

Publicado

em

Um dia inteiro pensado para você! Com palestras, dicas para o Enem, premiações e muito mais.

O Centro Universitário Uninorte realizará no dia 8 de dezembro o Day X – Feira do Estudante. O evento tem como objetivo tratar de temáticas relacionadas aos alunos egressos do ensino médio. A programação contará com dicas para o Enem, interação com mais de 20 profissionais de diversas áreas falando sobre o futuro das profissões e esclarecendo dúvidas, dicas de mercado de trabalho e as transformações no mundo digital, palestras, orientação vocacional e a Maratona Digital.

A Maratona Digital, exclusiva para egresso do ensino médio, testará os conhecimentos dos alunos e premiará os três primeiros colocados. No ato da inscrição o aluno deve estar vinculado a sua escola, pois serão premiados tanto os alunos quanto suas respectivas instituições.

A diretora de Marketing e Mercado do Centro Universitário Uninorte, Indira Kitamura, diz “Estamos trabalhando com uma fase de término e recomeço, onde o aluno está saindo do ensino médio e adentrando ao mundo profissional. Dessa forma, surgem as dúvidas em relação a que profissão seguir. Por isso, no Day X – Feira Digital do Estudante, estaremos respondendo as dúvidas frequentes e falando sobre as diversas profissões.”

O evento será transmitido através do canal do Youtube do Centro Universitário Uninorte. As Inscrições serão gratuitas, segue o link: https://conteudo.dicasdevestibular.com.br/dayx-uninorte-2021

Continuar lendo

Acre

Gonzaga pede fim das brigas políticas e exige rumo ao governo

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas 

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) alertou para o fim das eleições e a necessidade de reagrupamento das forças que ajudaram a eleger Gladson Cameli governador do Acre.

“Não é momento para briga”, disse o deputado do PSDB. “É preciso que a base governista esteja unida para trabalhar em favor da população”, reforçou afirmando ter viajado pela comunidade Grajaú, no Vale do Juruá, e viu a vida difícil daquela população.

Em outros locais, a reclamação é a mesma. Havia comunidade em que não se faz recuperação dos ramais há cinco anos. “O que resta para os políticos deste Estado é se unirem”, disse, citando especificamente o enfrentamento à fome no Acre.

Gonzaga alertou para a questão do Orçamento Geral da União, cujo relator é o senador Marcio Bittar -situação que facilitaria a luta por recursos para o Acre.

“O governador é um grande líder e tem de manter a governabilidade. Temos de pensar no todo e saber para o Estado vai”, disse.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas