Menu

Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Acre estudam implantação de prestação de contas eletrônica via internet

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) irá garantir maior transparência em relação uso de recursos públicos do Tribunal de Justiça Acreano.


Reunião entre os presidentes das instituições, Desembargador Adair Longuini e Conselheiro Ronald Polanco, além de diretores e técnicos, selou o acordo no final da semana passada.

Publicidade

O TCE-AC irá disponibilizar ao TJAC o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES). O aplicativo de coleta de dados da execução orçamentária e financeira já deverá ser executado a partir de janeiro de 2012.


Objetivos


Os principais objetivos do SAGRES são coletar as informações por meio digital, o que propicia maior agilidade; dar mais transparência à gestão dos recursos públicos e aperfeiçoar os controles interno e externo.


Trata-se de uma moderna ferramenta de prestação de contas eletrônica, que proporcionará mais rapidez, eficiência e segurança na execução orçamentária e financeira. Além disso, o SAGRES permitirá ao cidadão acesso aos gastos do Judiciário Estadual.


O primeiro envio de dados ocorrerá no dia 30 de abril de 2012 – com as informações consolidadas e acumuladas de janeiro, fevereiro e março do mesmo ano.


A partir desse momento, o TJAC enviará mensalmente, 30 dias após o mês executado, a Prestação de Contas Mensal (PCM).


Funcionamento


Para que a ferramenta seja executada, técnicos vão instalar o SAGRES em uma unidade gestora do TJAC. Um servidor será designado e terá cadastro no TCE-AC. Dessa forma, esse usuário – devidamente habilitado e com senha -, e terá acesso a todos os sistemas eletrônicos que serão disponibilizados.


Os dados serão expedidos pelo setor de contabilidade do TJAC e capturados pela ferramenta. Por meio de acesso à Internet, haverá a remessa das informações orçamentária, financeira e patrimonial de todo Judiciário Acreano.


AGÊNCIA TJAC

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido