Conecte-se agora

Pietschann chega a Rio Branco para cumprir agenda política

Publicado

em

O ex-todo poderoso do governador Edmundo Pinto, Luiz Carlos Pietschann chegou na madrugada de hoje (30) em Rio Branco onde cumpri uma extensa agenda política. Seu primeiro compromisso será às 9 horas em café da manhã no Hotel Pinheiro com o secretário geral dos tucanos, o professor Tião Bocalom. Em seguida, às 10 horas, Pietschann tem audiência marcada no gabinete do prefeito Raimundo Angelim e às 11 horas ele será recepcionado no terceiro andar da Assembleia Legislativa do Acre, no gabinete do presidente Elson Santiago. À tarde, Pietschann vai fazer visitas às redações de jornais e grava entrevistas em programas locais.

Pietschann chegou ao Acre em 1984, foi proprietário da maior Gráfica do estado na época, Gráfica Estrela, ajudou a ganhar a eleição de 1990, tornou-se chefe da Casa Civil do Governo Edmundo Pinto, com quem estava na madrugada de domingo do dia 17 de maio de 1992, quando o governador do Acre foi morto a tiros por três homens no apartamento 707 do hotel cinco estrelas Hotel Della Volpe Garden, na Rua Frei Caneca, no bairro Centro, em São Paulo. Os criminosos roubaram Cr$ 500 mil cruzeiros do apartamento que o governador ocupava desde a noite de 14 de maio.

O assassinato de Pinto ocorreu menos de 48 horas antes de depor na CPI do Congresso que investigava o caso do próprio governador ser suspeito na malversação de verbas para a construção do Canal da Maternidade, com recursos do FGTS, que envolveu o ex-ministro do Governo Collor, Antonio Rogerio Magri.

A polícia concluiu como latrocínio, mas no Acre e a opinião pública brasileira não acreditaram na versão.Pietschann chegou a ser apontado como um dos envolvidos no crime, mas sempre respondeu ao processo como testemunha. Gilson José dos Santos, um dos acusados de matar o governador, disse na CPI da Pistolagem em 1992, que recebera dinheiro para cometer o crime não solucionado até hoje, apesar das tentativas de reaberturas do processo.

O vereador Rodrigo Pinto, filho de Edmundo Pinto, participa de toda agenda desta quarta-feira ao lado de Pietschann. Por telefone, Rodrigo disse que a família não acredita no envolvimento de Pietschann na suposta trama que culminou com o assassinato de seu pai.

Atualmente, Pietschann é vice-presidente da Federação das Indústrias de Brasília, FIBRA, membro do Diretório da Executiva Regional e Membro do Diretório Nacional do PMDB.

Deputado Federal de 2011  a  2015 pelo  Distrito Federal, PMDB, tomou posse no dia 01/02/2011. Pietschann licenciou-se do mandato de Deputado Federal, para assumir o cargo de Secretário de Obras do Distrito Federal, até  29 de julho de 2011. Reassumindo o mandato para qual foi eleito Deputado Federal, com quase 52.000 votos  faz parte da Comissão Permanente  de Finanças e Tributação – CFT como titular. Ele recebeu a Ordem da Estrela do Acre, grau de Grande Oficial, Governo do Estado do Acre.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

 

 

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Servidores públicos estaduais recebem nesta sexta-feira (30)

Publicado

em

O Governo do Acre irá investir mais de R$ 266 milhões no pagamento de salário dos servidores públicos da administração direta e indireta estadual, referente ao mês de outubro. Os valores estarão disponíveis na conta dos servidores na sexta-feira, 30, de acordo com o calendário de pagamento.

Atualmente, a folha de pagamento do pessoal do Estado do Acre possui 49.561 servidores, dos quais aproximadamente 32 mil são ativos, distribuídos entre os órgãos e entidades que compõem a estrutura administrativa, enquanto cerca de 13.500 mil são inativos, além dos quase quatro mil pensionistas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, destaca que o processo de auditoria da folha de pagamento é uma das ações mais importantes dentro do processo de controle dos gastos públicos.

Os servidores podem acessar a versão digital do contracheque por meio do site www.contracheque.ac.gov.br, ou pelo aplicativo disponível gratuitamente para sistema operacional Android. Nesses canais, os servidores podem obter, ainda, informações sobre calendário de pagamento e cédula C, entre outros.

Continuar lendo

Acre

116 mil acreanos não buscaram trabalho por causa da pandemia

Publicado

em

FOTO: GABRIEL JABUR

Os mais recentes estudos do IBGE indicam que, no Acre, a população fora da força de trabalho em setembro foi estimada em 354 mil pessoas, número que é 0,3% menor que o resultado de agosto.

Dos 354 mil fora da força de trabalho, 46,3%, ou 164 mil, gostariam de trabalhar, mas não buscou trabalho.

No entanto, o número que mais chama a atenção diz respeito ao grupo que não buscou trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostaria de trabalhar. São 116 mil acreanos, segundo o IBGE, que não foram atrás de trabalho temendo a Covid-19 em setembro.

No início da pesquisa, em maio, 36,2% das pessoas que, embora quisessem trabalhar não o fizeram alegaram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, esse percentual vem caindo mês a mês: em agosto, 34,1% das pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram disseram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, e agora em setembro, esta proporção caiu para 32,9%.

Continuar lendo

Acre

Ponto facultativo do Dia do Servidor é transferido para sexta (30)

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio do decreto 7.043, transferiu o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público celebrado na quarta-feira, 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, 30. A decisão é tomada conforme os termos da Lei n° 2.126/2009, que permite transferir para as sextas-feiras todos os feriados estaduais que caírem nos outros dias úteis.

Com a mudança, os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do estado terão um feriado prolongado de quatro dias, tendo em vista que segunda-feira, 2 de novembro, é feriado nacional de Finados.

Funcionarão normalmente os serviços de atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, incluídos os Serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.

As demais atividades serão retomadas na próxima terça-feira, dia 3 de novembro.

Continuar lendo

Acre

Gladson volta a fazer mudanças em cargos importantes no governo

Publicado

em

O Diário Oficial desta quarta-feira, 28, mostra que o governador Gladson Cameli continua disposto a fazer mudanças em cargos importantes dentro de seu governo.

Entre nomeações e exonerações, foram 15 substituições de cargos comissionados promovidas pelo gestor. Alguns nomes ocupavam posições estratégicas dentro do governo.

Uma das mudanças é a coordenadoria da Defesa Civil Estadual. Antes ocupada pelo Tenente Coronel Edem Santos, o cargo agora vai ter a condução do Tenente Coronel Bombeiro Eudemir Bezerra.

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) também tem uma mudança importante. Leilson Gonçalves da Costa foi exonerado do cargo de Diretor Executivo Administrativo e Financeiro. Em sua vaga, assume Luzelândio Freitas Pinheiro.

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) também tem novo Diretor Executivo. Rodrigo de Aquino Meireles foi exonerado e assume Ítalo Almeida Lopes.

Outras duas mudanças importantes acontecem na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA). Suhelen de Souza Alves, foi exonerada do cargo de Chefe de Departamento de Produção Familiar da secretaria e Lúcio Cezar Da Cunha foi demitido do cargo de diretor. Para ambos, não houve nomeação de substitutos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas