Menu

Pesquisar
Close this search box.

OPINIÃO – A governança e a arte de comunicar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Francisco Nazareno*


O ex-presidente Fernando Henrique declarou certa feita que o PSDB “colocou os ovos, mas não soube cacarejar”, referindo-se à falta de uma boa divulgação das importantes ações e contribuições do partido ao país, especialmente os programas sociais e o controle da inflação.

Anúncios


A rigor, o excesso midiático ou a propaganda abusiva não se apresenta como uma característica da natureza do partido.  Ou de outra forma: prefere trabalhar e produzir ao invés de se dedicar a “criar mitos e falsos heróis”.


Digo isto para exemplificar o caso da gestão tucana de Senador Guiomard.


Conversando amistosamente com Henrique Belezura, signatário do site Quinari Verde, ferrenho crítico da administração James Gomes, solicitei a ele, com certa incredulidade, que noticiasse ao menos uma vez que fosse, alguma realização da atual gestão, pois muitas há.


Sugeri que, por ele ser um árduo defensor do funcionamento das três fábricas que há cerca de 10 anos estavam paralisadas, sob custódia da União por irregularidades e falhas diversas de gestões passadas, seria de bom tom que divulgasse as ações do executivo que resultaram no desbloqueio destas fábricas junto aos órgãos federais.


Belezura respondeu que se eu o fizesse, ele publicaria. Então… Vamos nessa.


A peregrinação aos órgãos federais num esforço incomum de convencê-los primeiro, da importância da liberação das fábricas e segundo, da insensatez que era de deixá-las inoperante e em estado degenerativo, são méritos da atual gestão e, louve-se a competência da equipe que conduziu brilhantemente as ações para tal feito.


Liberar estas fábricas, após 10 anos sob tomada de contas dos órgãos fiscalizadores da União, não é uma ação qualquer. Se fosse fácil e simples, qualquer um teria conseguido antes.


O próximo passo será colocá-las em funcionamento, mediante terceirização, com a geração de emprego e renda.


Mas não é só isso.


Muitas outras ações estão em curso pelo executivo municipal, como por exemplo, a recuperação do antigo Clube Águas do Quinari e a construção de uma quadra poliesportiva dentro daquela área, a ser brevemente inaugurada. Além disso, foi apresentado projeto ao Ministério das Cidades para a alocação de recursos necessários para que o espaço seja transformado em um ponto turístico, entregando-o a comunidade guiomarense.


Os cuidados com o meio ambiente não é reduzido ao discurso ideológico obtuso, mas sim com ações concretas, como é o caso da revitalização das nascentes do Igarapé Judia e no serviço de limpeza pública e a coleta seletiva do lixo.


Na área educacional, nos últimos dois anos, o quadro do magistério alcançou quase 100% de sua composição com professores de nível superior, sendo todos enquadrados nos seus correspondentes níveis e faixas do Plano de Carreira, resultado de um esforço conjunto da Prefeitura e sindicato da categoria.


Para o ano letivo de 2012, todas as escolas municipais iniciarão suas atividades com mobiliário novo, além do fardamento e material escolar que continuarão sendo fornecidos gratuitamente. A aquisição de dois novos ônibus melhorou a qualidade do transporte escolar.

Anúncios


Estas ações tiveram como resultado o bom desempenho da educação do município na avaliação do IDEB _ Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ficando atrás apenas da capital, Rio Branco.


Para o homem do campo, foi construída a Casa do Colono; investiu-se no transporte da produção rural; ramais que há anos não recebiam benefícios foram recuperados e está em andamento a construção do Galpão da Agricultura. As ações de saúde, educação, esporte e assistência social foram levadas à zona rural com o programa Prefeitura na Comunidade.


Para o grupo da melhor idade, foi construído o Centro de Convivência do Idoso.


Na saúde, foi ampliada a oferta e distribuição de medicamentos e aumentada a quantidade de médicos, passando de 05 para 11. Foram recuperados os postos de saúde e inaugurado um novo posto no bairro Democracia, estando em andamento a construção de mais um no bairro Triunfo e ainda a construção de um posto odontológico.


Sem contar que Senador Guiomard é uma das poucas prefeituras do Acre a obedecer ao piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde _ isto a partir da atual gestão.


Na habitação, através da Ação Social, foram construídas e entregues 40 casas populares, estando em construção mais 85 unidades habitacionais, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2012. Sem mencionar a regularização fundiária do bairro Chico Paulo, e outros, em andamento.


                  Tudo isto num cenário econômico nebuloso, em que apenas agora, no final de 2011, a presidente Dilma Rousseff começa a liberar a conta-gotas as emendas empenhadas em 2009.


Ressalta-se também que o país superou a crise mundial de 2009/2010, em grande medida, às custas dos prefeitos, pois ao conceder isenções de IPI à produção de automóveis e da linha branca,  tributo componente de formação do Fundo de Participação dos Municípios, Lula e Dilma prejudicaram sensivelmente as Prefeituras.


Estas e outras ações não elencadas tem o foco na valorização do ser humano, na melhoria do bem-estar e qualidade de vida do município, mas para serem sentidas e reconhecidas, é necessário utilizar o verbo COMUNICAR, para que a crítica dos adversários, muitas vezes injusta e desmedida, não supere a importância das realizações.


 *Francisco Nazareno é diretor do Instituto Teotônio Vilela/Acre
Email:  francisco_1808@hotmail.com


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido