Menu

Juiz vai processar sub comandante da PMAC por crime de desobediência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O clima ficou “pesado”entre o judiciário e o comando da Polícia Militar do Acre. Tudo por causa da atitude do sub comandante da corporação, Ten. Cel. Paulo César, que chegou atrasado ao julgamento de um oficial da tropa, que sentaria hoje no banco dos réus para responder pelo crime de homicídio.


Paulo César foi arrolado como principal testemunha no processo que investiga a morte do presidiário Airton Souza Flor, assassinado a golpes de faca em 7 de junho de 1996. Figura como mandante do crime o Sebastião Mendes da Costa, o Capitão Mendes, que cumpriu anos de prisão por integrar o Esquadrão da Morte.

Publicidade

O julgamento estava marcado para acontecer a partir das 8 horas desta quinta feira,no Tribunal do júri, no Fórum Barão do Rio Branco, mas ausência do coronel, fez com que o juiz Leandro Leri Gross dispensasse as testemunhas e dissolvesse o conselho de sentença. Somente ás 8:40 o sub comandante da PM chegou ao Fórum, quando o julgamento já tinha sido transferido para 16 de dezembro, pro decisão do magistrado.


“Isso é um desprestígio ao judiciário, porque a gente monta toda uma estrutura e isso não é uma atitude de testemunha, muito menos de um policial militar”disse o juiz.


O atraso vai render muita dor de cabeça ao coronel. Leandro Leri Gross determinou abertura de processo administrativo e criminal para apurar os motivos da ausência do oficial, e ainda solicitou ao comando da PMAC, relatório das atividades policiais do sub-comandante, e por fim, também mandou oficiar o governador sobre a atitude do homem que responde pelo sub-comando da Polícia Militar no Acre.


“Quando a gente perde um julgamento pela falta de uma testemunha, a gente perde um dia de trabalho. Isso é uma pena, porque dá um sentimento de impunidade e não é bom’, finalizou o magistrado.


Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para ac24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido