Menu

Temendo revolta de manifestantes, Helder Paiva pede proteção da Polícia Militar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por determinação do presidente da Mesa Diretora, deputado Helder Paiva (PR), os seguranças da Assembléia Legislativa barraram a entrada de agricultores do ramal Mário Lobão, que foram a sede do poder legislativo, nesta terça-feira, 08, reivindicar a instalação de posto de saúde e uma escola na localidade onde reside mais de 100 famílias.


Os trabalhadores foram impedidas de entrar na “Casa do Povo”, por ordem do presidente interino da Mesa Diretora, que sequer agendou recebimento de uma comissão de representantes do movimento, como é comum durante as sessões ordinárias da Aleac. Para piorar a situação, homens da Polícia Militar foram chamados com o pretexto de proteger o parlamento.

Publicidade

Segundo os produtores, os gestores do governador Tião Viana (PT) estariam fazendo um jogo de empurra, forçando as famílias residentes na localidade a peregrinar de um órgão público a outro.  “Primeiro nos mandaram procurar o Deracre e quando chegamos lá, disseram para procuramos a Aleac. Quando chegamos aqui não somos recebidos… Estão nos fazendo de palhaços”, diz o produtor Francisco Silva.


Os produtores alegam que o governo do Acre não está obedecendo ao que determina a lei, já que “os assentamentos do Incra devem ter toda uma ifraestrutura, com posto de saúde, escolas e ramais recuperados. Nada disso, nós temos e ainda não somos recebidos pelos nossos representantes quando estamos problemas”, relatam os produtores.


Diante da negativa de uma reunião com os deputados, os produtores decidiram bloquear a garagem do prédio da Aleac. O motorista do deputado Edvaldo Souza (PSDC), ainda tentou sair do prédio, mas foi obrigado a retornar. Os manifestantes tentaram depredar o carro do parlamentar. Segundo seguranças da casa o pára-choque do carro ficou danificado.


Com o clima esquentando entre os manifestantes, o deputado Helder Paiva [ ] novamente entrou na questão e chamou a Polícia Militar para proteger a sede do poder legislativo. Os parlamentares foram obrigados a ficar nas dependências do prédio da Aleac até que os ânimos se acalmassem e os policiais militares negociassem com os manifestantes.


Os produtores destacaram  que é uma falta de respeito dos deputados não receber uma comissão dos moradores pela distância que eles percorreram para tentar resolver o problema da falta de infraestrutura do Ramal Mário Lobão, o que de acordo com eles, é uma obrigação do Governo do Estado prevista em lei.


Uma comissão formada pelos pequenos produtores procurou o Ministério Público Estadual (MPE), para formalizar a denúncia contra o Governo do Estado.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido