Conecte-se agora

Morador da colocação Cantinho, no Projeto Antimary entra com processo contra a Laminados Triunfo

Publicado

em

O morador da colocação Cantinho, na Floresta Estadual do Antimary, Francisco Ferreira dos Santos entrou com processo na 4ª Vara Cível contra a empresa Laminados Triunfo. Ele reclama o pagamento de R$ 120 mil referente à exploração de 100 hectares com produção de 1.000 m³ de madeira, entre elas, as espécies: angelim, cumaru ferro, cedro e cerejeira. O extrativista diz que a exploração aconteceu de forma predatória e sem a autorização de sua família.

Em mãos, Francisco carrega uma declaração dos presidentes das Associações AUFEA e ASFEA, atestando a exploração madeireira de 1.000 m³. Assinam a declaração os senhores: Raimundo Nonato Leôncio da Costa e Agenor Nascimento Barreto.

Pai de cinco filhos, o extrativista diz ainda que foi coagido e obrigado a retirar-se da área que morava há mais de 21 anos com sua família. Desde 2010 ele vem procurando a Secretaria de Estado de Floresta [SEF] que é gestora da Unidade de Conservação do Antimary, para lhe ajudar a receber o dinheiro referente à exploração da empresa Laminados Triunfo.

– Tive conversas com o secretário que me garantiu que quando eu saísse da área ele me pagaria o dinheiro da madeira explorada, o que não aconteceu até hoje – reclama o extrativista.

Cansado de esperar por uma solução ele resolveu entrar com uma ação na 4ª Vara Cível contra a empresa citada, pedindo indenização por dano material e responsabilidade civil. Conforme processo de nº 0025245-26.2011.8.01.0001.

– Estou passando necessidades e dificuldades para manter até os meus filhos no colégio. Espero que as autoridades tenham sensibilidade com meu caso.

Francisco diz ainda que não tem mais vontade de voltar para a sua colocação, a exploração predatória acabou com a caça e o seu principal meio de sustento que era a coleta de castanha, que lhe dava uma renda de R$ 15 mil/ano.

– Isso tudo virou quiçaça! Tem um resto de floresta em pé, mas morta – concluiu o extrativista.

A reportagem tentou falar com o secretário de florestas, João Paulo Mastrangelo, mas segundo a secretária de gabinete que se identificou como Cristina, o mesmo está viajando para Curitiba. Na Laminados Triunfo, a gerente que se identificou como Tatiane, ficou de consultar o senhor Jandir Santi e dar um retorno para a reportagem.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Dupla é presa com moto roubada e arma de brinquedo na Amadeo Barbosa, na capital

Publicado

em

Policiais Militares do 2° Batalhão prenderam no final da tarde desta segunda-feira (20), Edson Gomes da Silva Júnior, 18 anos, e Welisson de Oliveira, de 19 anos, pelo crime de receptação. A dupla foi presa na Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco.

A Policia estava em patrulhamento pelo bairro 6 agosto e recebeu informações via Ciops que uma dupla estava com uma motocicleta roubada transitando na Avenida Amadeo Barbosa. A guarnição se deslocou até a região e próximo a rotatória da academia Arena Fitnes, avistaram os dois homens. Foi feito a abordagem e em posse dos criminosos foi encontrado uma arma de brinquedo.

A dupla e a moto roubada foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Atividades no campus do Ifac em Cruzeiro do Sul retomam dia 28 de maio

Publicado

em

Após reunião entre a reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) e a direção do campus da instituição no município de Cruzeiro do Sul, ficou definido que o retorno das atividades no campus atingido pelo incêndio deve ocorrer a partir do próximo dia 28 de maio. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (20).

Por meio de nota enviada à imprensa, o órgão destacou que, para não prejudicar o andamento do calendário acadêmico, entre os dias 20 a 24 de maio, “as aulas para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes e superiores de Agroecologia, Física, Matemática, Recursos Pesqueiros e Zootecnia serão realizadas em ambientes da Escola Tancredo Neves, Universidade Aberta do Brasil e Colégio Miliar Pedro II, no município”.

Já os estudantes dos cursos técnicos integrados irão retornar às aulas somente no próximo dia 28. Segundo a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, “a decisão por prolongar em mais uma semana a retomada das atividades na unidade, se deve à necessidade de adequações junto às instalações elétricas do bloco pedagógico, que irá receber os servidores que trabalhavam no bloco administrativo, atingido pelo incêndio no mês de abril”.

Confira a lista das unidades que irão receber os estudantes do Ifac durante os dias 20 e 24 de maio:

A partir de 20/05 (Período Noturno): Estudantes dos cursos de Processos Escolares e Matemática – Colégio Militar Pedro II;

A partir de 21/05 (Período Vespertino): Estudantes dos cursos de Agroecologia, Recursos Pesqueiros, Zootecnia – Escola Tancredo Neves;

A partir de 21/05 (Período Vespertino): Estudantes de Física – Universidade Aberta do Brasil;

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.