Conecte-se agora

O verdadeiro debate

Publicado

em

O debate não é se o manejo sustentável é bom ou não é bom. Não há método melhor para explorar a floresta. Isso é consenso. O debate deve ser sobre o baixo preço pago pelas madeireiras aos moradores e sobre a falta de agregação de valores à madeira extraída.

Pura politicagem
Ficar centrando fogo contra o método do manejo florestal vira mera politicagem.

Luz no túnel
O secretário da Indústria, Edvaldo Magalhães, foi no foco em sua entrevista ao repórter Jairo Carioca, ao defender o manejo com agregação de valores, sem o que, o Acre ganha muito pouco com a exploração.

Quase não ganha
Ter madeira certificada e exportar de forma bruta não deixa quase nada na economia acreana.

Saindo do ramadã
Após cumprir seu Ramadã, o Lhé ligou ontem para defender que o PT faça uma plenária entre os filiados, e avisar que, o “grupo do Sibá” vai lutar e cair de pé pela sua candidatura à PMRB.

Dom Quixote
Essa “luta” do Lhé pela candidatura do Sibá lembra Dom Quixote lanceando moinhos de vento.

Alerta ao PMDB
Lhé Aproveitou para pedir a inserção de um comentário sobre o PMDB: “a candidatura do Fernando Melo foi um cavalo de Tróia enviado pelo PT como presente de grego ao PMDB”.

Grito de guerra
E aproveitou para dar um grito de guerra: “João Correia para prefeito pelo PMDB, já!”.

Candidatura mantida
O PT vai mesmo com a candidatura de André Maia (PT) a prefeito de Senador Guiomard.

Tudo que não queria
Não foi bom à sua candidatura a entrada no páreo do ex-prefeito Celso Ribeiro (PTN), porque é muito forte e,  lhe tira a condição de ser o único candidato da oposição em Senador Guiomard.

Alianças difíceis
Márcio Bittar (PSDB) terá dificuldade de compor alianças, se quiser disputar o Senado em 2014. Há uma tendência na oposição em apoiar o nome de Gladson Cameli (PP) a senador.

Crédito na casa
O rompimento com o vice-governador César Messias e com o PT deixou o deputado federal Gladson Cameli (PP) com o crédito muito alto entre os principais dirigentes da oposição.

Cartaz grande
Entre os deputados estaduais do PT, Ney Amorim está com um cartaz grande com o governador Tião Viana, pelo desprendimento em retirar a sua candidatura à PMRB.

Exemplo de disciplina
Ney é sempre citado na cúpula petista como exemplo de disciplina partidária.

Voltando à política
Quem anda assessorando o senador Sérgio Petecão (PSD) é o ex–deputado federal Alércio Dias, exímio articulador político, e, uma das cabeças mais lúcidas que eu conheço.

Carnaval sem tamborim
Estão fazendo carnaval sem tamborim com a demissão do representante do Ministério da Pesca, no Acre, Samy Pinheiro: quem está em cargo de confiança não é dono do cargo.

Outra conversa
Se este moço foi demitido supostamente por ser aliado do deputado federal Gladson Cameli (PP) não invalida a máxima de que, em cargo de confiança se dorme nele e se acorda fora dele.

Quem coisa estranha?
Coisa mais estranha a presidente da CUT, Rosana, em tudo que é ato público se apressar em dizer que não é “pelega”. Porque a fobia de dizer que, não faz o jogo do governo do PT?.

Outro que escapa
Está escapando todo mundo. O próximo a ter certidão negativa da justiça eleitoral é o deputado Denilson Segóvia (PSC), um dos muitos acusados de compra de votos.

Próximo do acordo
Ainda restam pequenas arestas, mas, o nome de Marcos Alexandre (PT) está prestes a ser anunciado como o candidato a prefeito da FPA.

Mostra positiva
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), deu uma mostra de força no lançamento de sua pré-candidatura à reeleição no último fim de semana.

Salada de abacaxi
Marilete tem como principais apoiadores: Walter Prado (PDT), Flaviano Melo (PMDB) e Sérgio Petecão (PSD).

Bom para democracia
Marcos Alexandre (PT), Fernando Melo (PMDB) e Tião Bocalon (PSDB), candidatos confirmados para a disputa da PMRB, dão a quase garantia que teremos pela primeira vez um segundo turno na Capital. Isso é bom para a democracia. É bom porque amplia as discussões com o eleitor. É bom porque deixa de ser uma eleição meramente plebiscitária como tantas outras.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas