Menu

CUT, Fetacre e prefeitos de oito municípios pedem mais prazo para cumprimento do fogo zero

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre) e prefeitos de oito municípios do Acre, participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, para que a ação pública que determina fogo zero a partir de 2012 tenha prazo dilatado para adequação dos produtores rurais e das administrações estadual e municipal.


Segundo os administradores municipais, as dificuldades em promover a mecanização em algumas localidades do Estado impossibilitam que os produtores da agricultura familiar deixem de usar o fogo, como forma de limpar as áreas de cultivo. A proposta defendida pela CUT, Fetacre e que os prazos continuem abertos e a adequação seja gradativa com propostas do Governo do Estado e gestores municipais.

Publicidade

Os prefeitos e centrais sindicais defendem ainda, a ampliação das áreas de cultivo. Em conjunto, as prefeituras dos 22 municípios e entidades ligadas à questão ambiental, apresentaram um projeto de ampliação de um para dois hectares a área desmatada para cultivo dos produtores rurais. Os prefeitos dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, já formularam suas propostas sobre a questão das queimadas.


Participaram a audiência, representantes do MPE; PGE; Ibama; Incra; Imac; Asmac; Semeia; CUT e Fetacre. A audiência de conciliação foi presidida pelo juiz federal, Guilherme Michelázio. As autoridades ligadas a Justiça Federal pediram que as propostas com sugestões a ampliação do cumprimento do fogo zero seja apresentada pelo Governo do Acre e demais administrações municipais.


A decisão da Justiça Federal sairá depois da análise criteriosa das propostas dos órgãos públicos ligados a questão ambiental. Os prefeitos de Epitaciolândia; Tarauacá; Plácido de castro; Rodrigues Alves; Bujari; Assis Brasil; Mâncio Lima; Jordão e Sena Madureira, se comprometeram em elaborar propostas com base na realidade de seus municípios, levando em conta as dificuldades do poder público em relação à fiscalização e mecanização.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido