Menu

Alunos de escolas públicas falam de suas expectativas em relação à prova do Enem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prova do Enem este ano foi adotado como forma de ingresso parcial ou total em diversas universidades e instituições brasileiras de ensino superior. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio significa a passagem para o tão sonhado curso superior, concorrido em anos anteriores com o vestibular, que era organizado pela instituição de ensino federal.


Outro fator que é visto como complicador para os alunos de escolas públicas do Acre é o grau de complexidade das questões, já que a qualidade do ensino no Estado está aquém de cidade dos Sul do País.  Professores e estudantes acreditam que as questões elaboradas com base no ensino aplicado em escolas particulares e públicas de cidades como São Paulo e Brasília, será um novo desafio para os acreanos chegaram a universidade.

Publicidade

A estudante Fabiana Silva, 19, que estuda em uma escola da rede pública estadual, disse que por ser de uma família humilde, a única esperança de chegar a um curso universitário seria através do Enem. Segundo a estudante, ela estaria preparada para o exame, mas pela falta de condições de pagar um curso preparatório, acredita que terá algumas dificuldades.


“Minhas expectativa é passar nesta prova. Não tenho como pagar uma faculdade particular, só posso contar com esta via de acesso a faculdade. Tentei me preparar da melhor forma possível, mas a falta de recursos impediu que eu pudesse pagar um curso preparatório”, disse Fabiana, que espera ser aprovada no Enem e fazer o curso de Educação Física, na Ufac.


O candidato Maicon Douglas, 17 anos, que pretende cursar Sistema de Informação, na Ufac, acredita que não terá dificuldades, mesmo tendo estudado sempre em escolas da rede pública de ensino. “Tive uma boa preparação. Meus pais se esforçaram e garantiram um curso particular, onde estudei bastante para a redação, um dos pontos que considero mais difíceis do Enem. Acredito que vou vencer este desafio”.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido