Conecte-se agora

Governador Tião Viana quer ampliar número de vagas no curso de Medicina da UFAC; Só depende dele!

Publicado

em

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta sexta-feira, 21, o projeto de ampliação do número de vagas do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele anunciou que a meta é dobrar a quantidade de cadeiras até julho do próximo ano, passando de 40 para 80 vagas. O deputado federal Sibá Machado se comprometeu a apoiar o desafio e apresentar emendas parlamentares para auxiliar o investimento, que tem custo orçado em R$ 6 milhões.

A ampliação deverá  ser gradual – primeiro para 60 vagas e depois para 80. O projeto precisa da aprovação do Ministério da Educação (MEC), que tem se mostrado sensível à questão do aumento dessa oferta no Brasil.

“A estimativa é de que entre quatro e cinco mil brasileiros cursem medicina fora do Brasil, principalmente em Cuba e Bolívia, e quando retornam enfrentam o problema da validação dos diplomas. Uma maneira de evitar esse transtorno é ampliar o número de vagas. O MEC reconhece essa necessidade, o governo do Estado precisa de mais médicos para a rede pública e a universidade entente que esse é um esforço que precisa ser feito”, disse o doutor Thor Dantas, coordenador do curso de Medicina da Ufac.

Para o governador Tião Viana, o projeto é um desafio que será vencido. “Nós vamos trabalhar para que no próximo ano, no mês de julho, possamos fazer vestibular para as novas vagas do curso de Medicina. Faremos todo o esforço para oferecer o aumento no número de vagas o mais rápido. É um esforço que cabe ao governo e à universidade, e tem o apoio do deputado Sibá Machado”, disse.

Da Agencia de Notícias do Acre

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas