Menu

Pacientes renais e transplantados vão recorrer ao MPE para garantir medicamento de sobrevivência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Acre, Berenice Sales, denunciou hoje ao Ministério Público Estadual, a  omissão da Secretaria de Saúde do Estado, no processo para a compra do medicamento CINACALCET 30mg, indicado para equilibrar a taxa de hormônio (PTH)  e regular o cálcio e o fósforo no organismo dos pacientes que realizam a hemodiálise.


Segundo ela, desde janeiro que a Associação cobra junto á SESACRE a compra do medicamento que é vital para garantir a sobrevivência de pacientes renais crônicos, mas até hoje o processo para solicitação da compra do primeiro lote sequer foi apreciado pela diretoria de compras.

Publicidade

Segundo Berenice, mais da metade dos duzentos e dez pacientes que fazem o tratamento necessitam do medicamento, que custa na rede particular algo em torno de R$ 600, cada caixa com trinta comprimidos, mas nenhuma farmácia do Acre  comercializa o produto.


Ela contou ainda que recentemente esteve reunida com a equipe da Secretaria de Saúde para tentar sensibilizar o governo quanto a necessidade da compra e distribuição do medicamento, mas percebeu que existe um jogo de empurra-empurra entre a Secretaria de Saúde e o Hospital das Clínicas, a antiga Fundhacre, onde funciona o setor de nefrologia.


“A nossa paciência acabou. Não dá pra esperar até morrer. Desde o início do ano a gente ta nessa batalha e eles (sessacre) vem enrolando a gente. Agora iremos acionar o Ministério Público e denunciar esse descaso, esse abuso”, desabafou.


Na Secretaria de Saúde, uma das assessoras da secretária Suely Melo, que atende pelo nome de  Miralice falou que a responsabilidade pela compra do medicamento é da Fundhacre. Ela afirmou que tinha conhecimento da situação,  mas que não poderia se pronunciar a respeito, sugerindo que fosse acionada a assessoria de imprensa da SESSACRE.


Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para o AC24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido