Conecte-se agora

Jorge Viana promete parecer sobre código florestal para meados de novembro

Publicado

em

O senador Jorge Viana, relator do projeto do novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente,  anunciou nesta quinta-feira, 20, que vai apresentar seu relatório em meados de novembro, uma semana depois da esperada aprovação do parecer do senador Luiz Henrique(PBDB-SC), relator da mesma proposta nas Comissões de Agricultura e Ciência e Tecnologia.

A reunião conjunta das três comissões realizada nesta quinta-feira, 20, contou com a presença dos representantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), entre o presidente da entidade, deputado estadual Luis Tchê (PDT-AC) e os deputados acreanos Elson Santiago, presidente da Assembléia Legislativa, Eduardo Farias, Walter  Prado, Manoel Moraes de Sales.

Jorge Viana destacou, em sua fala na reunião conjunta,  que ele e o senador Luiz Henrique estão ouvindo as sugestões dos mais diversos setores da sociedade e trabalhando juntos para propor um novo Florestal  que, ao mesmo tempo, ponha um fim à destruição das florestas e garanta o crescimento da produção agrícola com mais água e melhor manejo do solo.

Ele afirmou ainda que as regras do novo Código devem ter a maior clareza para evitar pendências jurídicas. Referiu-se também a uma campanha “irresponsável” no Acre contra o manejo florestal. “Respeito aqueles que, por convicção, defendem a intocabilidade da floresta, mas há aqueles que pregam contra o manejo porque querem destruí-la e não fazer uso econômico delas”, acres

O senador Jorge Viana reconheceu a necessidade de o novo código incluir instrumentos financeiros e econômicos para incentivar a recuperação e a manutenção dessas áreas. Conforme informou, os relatores do projeto estão em entendimentos com o governo federal para o direcionamento de incentivos da política agrícola para a prática. Como outras formas de financiamento, ele citou o uso de recursos dos fundos constitucionais, além de mecanismos de mercados para remuneração por serviços ambientais.

CHARLENE CARVALHO

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas