Menu

Falta insulina na rede pública de saúde. Pacientes vão recorrer ao Ministério Público

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cresce a cada dia o número de pacientes do Sistema Único de Saúde que procuram o Ministério Público para reclamar da saúde do Acre. O paciente Hudson Roque, de 45 anos, entra hoje pela manhã (19), com ação pedindo que o Estado garanta mensalmente, 3 frascos de insulina tipo lantus [indicada para o tratamento de diabetes mellitus, quando o tratamento com insulina for requerido].


Hudson levou à defensoria pública toda documentação exigida para o recebimento do medicamento através da saúde pública, entre eles, o laudo do Endocrinologia. Segundo os documentos, há 17 anos Hudson sofre de diabetes. Ele disse que não há nem previsão para a chegada do medicamento nos Postos de Saúde.

Publicidade

– Liguei hoje para o departamento e eles voltaram a me dizer que não tem nem previsão de chegada – acrescentou o paciente.


Ainda segundo Hudson, o caso envolve vários pacientes da rede pública que assim como ele, precisam tomar o medicamento mensalmente. Segundo um especialista, a composição indicada vem alcançando excelentes resultados em diabetes tipo 1 e 2. Um frasco pode ser adquirido na rede particular pelo preço de R$ 330,00.


A reportagem procurou o departamento responsável pela entrega do medicamento. A primeira atendente, de nome Equilene, disse que somente o senhor Raimundinho poderia falar sobre o assunto. Era 11h51 quando tentamos falar através do telefone 3244 1470 com o encarregado, mas elenão estava no setor. Raimundinho não retornou para o telefone da redação.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido