Conecte-se agora

Desembargador manda trancar Ação penal de delegado contra presidente da OAB/Acre

Publicado

em

O Desembargador Pedro Ranzi, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, concedeu medida liminar em habeas corpus impetrado pelo advogado Mauro Marcelino Albano em favor do presidente da OAB-AC, Florindo Poersch, determinando o trancamento de ação penal que tramitava perante o 2º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco.

A medida obstou o prosseguimento de representação criminal apresentada pelo Delegado de Polícia Leonardo Santa Bárbara, que dizia ter sido ameaçado pelo Presidente da OAB-AC.

Segundo Florindo Poersch,  “a irresignação do delegado se resume a sua contrariedade pela defesa veemente de um advogado que foi ilegal e violentamente detido quando no exercício de sua profissão, prática que feriu de morte suas prerrogativas profissionais”.

O presidente da OAB/Acre afirma que sua atitude sequer pode ser interpretada como ríspida, porque foi tomada de forma extremamente razoável e é plenamente consentânea com sua função de representante de um importantíssimo órgão de classe, o que se comprova pelo fato de ter sido representado por mais de 30  advogados que se habilitaram para defendê-lo no procedimento policial.

Ressalta, ainda, Florindo, que “a defesa das prerrogativas do advogado é missão inarredável e continuará sendo exercida de forma ostensiva, porque tais garantias se servem exatamente para que o profissional da advocacia, na defesa do cidadão, não se acovarde diante dos rompantes de autoritarismo de Autoridades Públicas que se achem acima da lei”.

O presidente da OAB-AC concluiu dizendo “que a vã tentativa de intimidação da advocacia não é a tônica da Polícia Civil Acreana, que sempre prestou um brioso serviço em prol da segurança pública e que a triste conduta parte de pequeno grupo que insiste na tomada de procedimentos ilegais e abusivos, que destoam do Estado Democrático vigente, citando, como base, a decisão do Supremo Tribunal Federal nos autos do Mandado de Segurança n.º  30906”.

Nattércia Damasceno

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas