Conecte-se agora

“Brasileirinhos Saudáveis”, Rio Branco participa de projeto piloto do Ministério da Saúde

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco realiza durante todo o dia de hoje, 14, no auditório do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, a oficina “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”. O encontro conta com a participação de coordenadores de creches, diretores de escolas e equipe técnica da secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do projeto “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis” é a construção de uma estratégia integrada de promoção e atenção no campo materno-infantil (especialmente  às crianças de 0 a 6 anos) para garantir a todos os brasileiros, qualidade de vida desde os primeiros anos de vida, estimulando suas competências e habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais, através de novas ofertas de cuidado aliadas às tradicionais dirigidas a mulheres e crianças, com a perspectiva de além da sobrevivência, trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento integral da criança.

Rio Branco foi escolhida juntamente com outras três capitais para a implementação do projeto – piloto “Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis”. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é criar um conjunto de esforços em todo o País para a articulação, interação e desenvolvimento de ações voltadas para a saúde da mulher e de crianças até seis anos.

“Rio Branco já desenvolve há muito tempo programas voltados para a primeira infância, mas ainda de forma muito setorizada. Com a implantação da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis buscamos fortalecer de forma matricial e integrada as ações que o município de Rio Branco já desenvolve. Priorizando as crianças teremos garantido o presente e o futuro de nossa Capital”, destacou o secretário Municipal de Educação, Márcio Batista.

O Município desenvolve diversas ações voltadas para as crianças e as mães. Entre elas podemos citar as hortas comunitárias, o restaurante popular, as lavanderias comunitárias e o Clube do Talento. Como resultado desse empenho, em 2008, o prefeito Raimundo Angelim recebeu o título Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

A partir das discussões, o município de Rio Branco pretende implementar o “Plano Municipal de Proteção à Primeira Infância”. O plano está alicerçado em três pontos: saúde, assistência social e educação. Segundo o secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, “essa construção intersetorial é fruto da compreensão de que a atenção primária, a assistência social e a educação convergem para ações que garantam os direitos, a saúde e o desenvolvimento das crianças para a vida”, salientou.

A oficina está sendo ministrada pelo professor dr. Vital Didonet. Didonet atua na área de políticas públicas de educação, é assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep), é membro do Conselho Técnico do Programa “A primeira Infância vem Primeiro”, da fundação Abrinq e foi coordenador de educação pré-escolar do Ministério da Educação.

Assessoria da PMRB

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Petecão faz caminhada com candidato do PT no Jordão

Publicado

em

O senador Sérgio Petecão (PSD) participou de uma longa caminhada com militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã deste sábado, 24, no município de Jordão interior do Acre. Lá, Petecão apoia as candidaturas de Nágela Figueiredo para prefeita e Edivan Albuquerque a vice-prefeito.

A caminhada ocorreu acompanhada de carreata/cicleata, e, segundo a organização, foi uma das maiores já organizadas no município. Na capital acreana, o senador apoia a candidatura de Tião Bocalom (PP) à prefeitura, que tem como candidata à vice sua esposa e ex-deputada, Marfisa Galvão.

No início desse final de semana, Petecão também participou de uma caminhada de apoio ao candidato a prefeito Zequinha e vice Henrique Afonso, no bairro do Miritizal, em Cruzeiro do Sul. O evento também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior. Aproximadamente 400 pessoas fizeram parte da caminhada.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Acre defende regularização ambiental de pequenos produtores

Publicado

em

Representantes dos estados que integram a Amazônia Legal participaram na tarde desta sexta-feira, 23, da audiência pública convocada pela ministra Rosa Weber para colher subsídios ao julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 59, em que partidos de oposição apontam omissão inconstitucional da União quanto à suspensão do Fundo Amazônia.

Eles avaliaram o impacto ambiental dos projetos vinculados ao Fundo e das ações implementadas em cada localidade com relação à fiscalização ambiental.

Em nome da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Acre, a diretora Vera Reis destacou uma série de ações implementadas no estado para controle do desmatamento e das queimadas, com o objetivo de evidenciar a importância dos recursos proporcionados pelo fundo. Vera frisou a necessidade de dar continuidade à implementação, em especial, do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para pequenos produtores, com ênfase nos municípios mais afetados pelo desmatamento.

Continuar lendo

Acre

Com chuvas, Acre teve redução de queimadas nesta semana

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Entre a última segunda-feira, 19, e esta sexta-feira, 23, o estado Acre registrou apenas 46 focos de queimadas, de acordo com os dados fornecidos ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) pelo satélite de referência AQUA Tarde, da Agência Espacial Norte Americana (NASA).

A drástica redução nas detecções de focos de calor nesse período se deve ao aumento do acúmulo de chuvas em quase todo o estado registrado a partir do começo da segunda quinzena de outubro, apesar de o índice de precipitação pluviométrica estar abaixo do esperado para o mês.

De acordo como Boletim do Tempo divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) nesta sexta-feira, 23, os maiores acumulados de chuva registrados foram em Marechal Thaumaturgo (170,60 mm), Tarauacá (153,40 mm), Cruzeiro do Sul (152,40 mm), Feijó (135,80 mm), Plácido de Castro (127,60 mm).

Entre os municípios que possuem série climatológica, Rio Branco é o que possui o menor acumulado de chuvas em outubro – 21,80 mm, bem abaixo da média para o mês, que é de 171 mm, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Marechal Thaumaturgo foi o único que superou a média – 170,60 mm para a média de 145 mm.

Com 8.898 focos de queimadas neste ano, o Acre registra, até o momento, a terceira pior marca em quantidade de focos de calor desde o ano de 1998, quando se inicia a série histórica do INPE. Apenas em 2005 (15.993) e 2003 (10.523), o Acre teve menos registros de fogo que em 2020.

Continuar lendo

Acre

Colisão entre caminhão e moto mata trabalhador no Amapá

Publicado

em

Uma colisão entre um caminhão Ford Cargo 815 E, de cor branca, placa NLN-8789 e uma motocicleta Titan, de cor preta, tirou a vida do trabalhador Ivanildo Conceição de Oliveira, de 49 anos, na noite desta sexta-feira, 23, na Estrada do Amapá, bairro Amapá, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Ivanilde trafegava sentido bairro-Via Verde, quando colidiu de frente com o caminhão que trafegava no sentido contrario. O motorista permaneceu no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas Ivanildo já se encontrava morto.

A área foi isolada pelos Policiais Militares do Batalhão de Trânsito (BPTRAN) para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo do motociclista removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O condutor do caminhão foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para prestar esclarecimentos e depois liberado.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas