Menu

Em saúde indígena Cruzeiro do Sul se consolida como um exemplo para o Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na Terra Indígena Katukina localizada na altura do quilômetro 70, da BR-364 em Cruzeiro do Sul, vivem mais de 600 índios divididos em cinco aldeias. A exemplo de outras etnias da região, depois de muita luta os katukinas já conquistaram a demarcação de suas terras, mas até pouco tempo continuavam enfrentando sérios problemas, com o isolamento e o descaso do poder público na aplicação dos recursos destinados à saúde indígena.


Já no primeiro ano da atual administração municipal, o prefeito Vagner Sales, esteve por várias vezes reunido com os indígenas para definir os investimentos prioritários que poderiam melhorar a vida nas aldeias. Em 2010 foi inaugurado o posto de saúde dentro da terra indígena, uma obra modelo, que custou cerca de meio milhão de reais, recursos de arrecadações próprias.

Publicidade

Hoje a realidade para os katukinas é bem diferente. Eles não se cansam de elogiar o trabalho da Prefeitura. Além da boa estrutura física, o atendimento médico e odontológico se tornou permanente e mais humanizado. As equipes de saúde se revezam a cada 15 dias.



Os líderes do povo se emocionam a cada vez que relembram os casos em que parentes adultos e principalmente crianças, morreram por falta da atenção básica de saúde e até de um veículo para chegar à cidade. Este ano, a Prefeitura entregou uma caminhonete traçada que está à disposição ao serviço de saúde nas aldeias.


“Estamos de parabéns pela estrutura que temos, agradeço ao prefeito, Vagner Sales, pelos investimentos na saúde indígena que é um exemplo para o resto do Brasil. Nós nos sentimos felizes. Já diminuímos em cerca de 80 a 90 por cento o índice de mortalidade infantil. Temos aqui profissionais de saúde excelentes que vestiram a camisa da saúde indígena e que enfrentam qualquer dificuldade”, comenta Orlando Katukina, um dos líderes do povo que trabalha como agente de saúde.


Se a unidade de saúde e o tratamento dispensado aos indígenas já evoluiu bastante, passos ainda mais significativos serão alcançados. Já está em construção a ampliação do posto. A obra foi visitada na sexta-feira (7) pelo prefeito, Vagner Sales e a secretária municipal de saúde, Lucila Brunetta. O investimento é de R$ 300 mil, fruto de uma emenda parlamentar da ex-senadora, Marina Silva.


Segundo a secretária, Lucila Brunetta, o espaço vai facilitar a realização de palestras de educação e saúde que já são ministradas aos indígenas e mais conforto para os profissionais de saúde e usuários. “Vamos aumentar a oferta de serviços com mais médicos e enfermeiros. Resumindo, o que já é bom ficará completo”, comenta.


O prefeito Vagner Sales teve ainda o prazer de acompanhar um trabalho extremamente importante, desenvolvido pela nutricionista, Janaína Solto, com as crianças indígenas. Ela faz um acompanhamento com as crianças que estão com perca de peso, ou risco nutricional. “Com a alimentação fornecida pela Prefeitura elas estão tomando café, almoçando e jantando aqui no posto, esse trabalho é muito importante para evitar a desnutrição e até a morte das crianças. Com a ampliação será construído também um refeitório que dará ainda mais condições para desenvolvermos esse trabalho”, comenta a nutricionista.


“Em Cruzeiro do Sul nós não fazemos distinção entre brancos e índios. Os nossos indígenas são cidadãos filhos do município que merecem toda atenção. A cada visita que faço aqui chego a ficar emocionado com os agradecimentos, mas nós estamos apenas fazendo aquilo que já deveria ter sido feito há muito tempo que é tratar os nossos irmãos índios de forma digna, principalmente quando o assunto é saúde. Todas as pessoas de outros estados que visitam essa estrutura no meio da terra indígena ficam surpresos. Graças a Deus que teremos com essa ampliação, sem medo de dizer, o melhor posto de saúde indígena do Brasil e que tem que ser copiado. Inclusive já temos a informação de uma equipe de Brasília que virá aqui conhecer como funciona”, finaliza o prefeito, Vagner Sales.


Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido