Menu

Pesquisa da Unicamp revela Tribunal de Contas do Acre “extremamente” dependente do poder de políticos do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bruno Speck,  um dos coordenadores do estudo Sistemas de Integridade dos Estados Brasileiros, divulgado ontem pela  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Instituto Ethos afirma que  o estudo aponta o Tribunal  de Contas do Acre e de mais quatro outros Estados como “extremamente dependente” em relação ao poder político local não cumprindo  padrões constitucionais no preenchimento de vagas de conselheiros.


A pesquisa analisou o grau de independência política dos conselheiros e, também, das assembleias legislativas brasileiras. A pesquisa chegou à conclusão que a oposição, na maioria dos estados, acaba por sucumbir ao “poder de atração” da base do governo. O cenário, de acordo com o pesquisador, compromete a capacidade da instituição de exercer sua função de fiscalizadora do Poder Executivo. “Esse talvez seja o ponto mais difícil de ser corrigido por reformas institucionais”, avaliou o pesquisador.

Publicidade

A pesquisa de Sistemas de Integridade dos Estados Brasileiros foi realizada a partir de uma adaptação metodológica da organização global Transparência Internacional.


Em oito das 27 unidades da Federação, a coalizão que venceu as eleições para governar obteve maioria também na Assembleia Legislativa. Após a formação do governo, o número aumentou para 21 estados – em sete deles, a oposição foi reduzida a menos de 30%; em dois, a menos de 20%; e em outros dois, a menos de 10%.


Edmilson Alves, com informações da UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido