Menu

Em Cruzeiro do Sul mães que realizam pré-natal ganham enxoval do bebê

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Materno Infantil. Depois de observar a resistência de algumas mães para procurar o serviço de saúde durante a gestação, a coordenadora do programa, Renata Barbosa, junto com a Secretária de Saúde, Lucila Brunetta e o prefeito, Vagner Sales, decidiram que toda mãe que atingir as sete consultas durante o pré-natal recebe um kit com o enxoval do bebê.


Para receber o incentivo, as gestantes cadastradas na rede municipal de saúde têm que iniciar as avaliações nos três primeiros meses de gestação, completar as sete consultas e realizar exames no início e final do acompanhamento, como recomenda o Ministério da Saúde. Entre os itens que compõem o kit estão: fraldas descartáveis e de tecido, toalha, banheira, manta, bolsa e a roupa para deixar a maternidade.

Publicidade

Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e seu bebê. São doenças, infecções ou disfunções que podem ser detectadas antes ou de forma precoce e tratadas de forma rápida. Hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis são algumas das hipóteses que podem ser identificadas e tratadas no pré-natal.


A coordenadora do programa, Renata Barbosa comemora os resultados. Segundo ela, a procura pelas consultas aumentou significativamente e a média que era de 4 consultas por pré-natal já está atingido as sete. As gestantes da zona rural e das comunidades ribeirinhas atendidas pelas equipes móveis também estão sendo contempladas com os kits.



“As vezes pela falta de conhecimento, uma gravidez anunciada com tanta alegria para uma família pode resultar em uma grande decepção. Uma gestação pode ser interrompida, um bebê pode nascer doente ou morrer na hora do parto e até a mãe pode perder a vida. Tendo consciência disso, a Prefeitura está dando esse incentivo para as mães, e graças a Deus e a dedicação dos nossos profissionais de saúde está dando certo. Já estamos conseguindo reduzir o índice de mortalidade infantil e o número de nascidos vivos vem aumentando”, comenta o prefeito, Vagner Sales.


NETO VITALINO, de Cruzeiro do Sul


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido