Conecte-se agora

Imac fiscaliza atuação de plano de manejo no Riozinho do Rola

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) está desde meados de agosto fiscalizando a atuação da empresa Triunfo, que explora plano de manejo madeireiro na região do Riozinho do Rola. O Imac investiga denúncias formuladas pela Pastoral da Terra que enviou documentação ao órgão relatando irregularidades.

De acordo com o presidente do Imac, Fernando Lima, logo que tomou conhecimento da denúncia, enviou uma equipe de técnicos ao local para investigar a situação da área manejada. “Constatamos, logo de imediato, a construção de uma espécie de ramal. A obra foi suspensa e a empresa foi autuada por desobediência, por ter iniciado a abertura do ramal sem qualquer autorização”, contou Fernando.

Sobre os recursos hídricos, o presidente da Associação de Moradores do Seringal São Bernardo, Antônio Pereira dos Santos, conta que o Riozinho do Rola e o igarapé Vai se Ver teriam sido represados pela empresa em alguns pontos.  O assunto foi tratado na manhã desta quarta-feira, 28, em encontro de representantes da Comissão Pastoral da Terra, e do Imac com o procurador da República, Anselmo Cordeiro, com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz e moradores da região.

Fernando informou que já estão sendo tomadas as providências para verificação das denúncias e coibir e punir a empresa se confirmador irregularidades. Também poderão ser exigidas providências para garantir que as áreas atingidas sejam recuperadas de imediato. Outro assunto tratado na reunião foi com relação à execução do plano de manejo ser executado sem o consentimento de alguns posseiros da área. Entretanto, a chefe da do Departamento de Licenciamento Ambiental de Atividades Florestais do Imac, Marcela Fidélis, lembra que o órgão só licenciou a execução do plano depois da constatação de que na área específica não havia posseiros, haja vista que o Imac não licencia planos de manejo onde há posseiros.

“Com relação aos possíveis posseiros da área, a situação foi resolvida juntamente com a Promotoria Especializada de Conflitos Agrários do Ministério Público Estadual (MPE) em reunião realizada com o proprietário da área, representante do Sindicato dos Produtores Extrativistas, representante da SEAP/AC, representante do Imac, representante da CUT, representante da Madeireira Lâminados Triunfo e representante do Iteracre no dia 8 de agosto de 2011 e que ficou deliberado e acertado por todos que os posseiros receberiam 75 hectares de área, uma colocação e R$ 25 mil para quem for explorar o manejo”, afirmou Marcela. “Nós do Imac temos a responsabilidade de monitorar a execução dos planos de manejo e detectar se há irregularidades ambientais e fazer cumprir a legislação. E é isso que vamos continuar fazendo em todos os planos de manejo em execução no Estado”, complementa.

Audiência pública
Uma audiência Pública envolvendo moradores da área do Riozinho da Rola, Imac e ministérios públicos Estadual e Federal e Comissão Pastoral da Terra está sendo marcada para o próximo dia 14.  O presidente do Imac, Fernando Lima esclarece que cada ponto dos planos de manejo será verificado, mas esclarece que com relação a questão fundiária da terra, a responsabilidade de mediação do problema é do Ministério Público Estadual. “Vamos verificar cada projeto em execução, autuar se necessário, ajustar condutas e garantir que os planos de manejo continuem gerando renda para quem vive na floresta. Isso da forma correta do ponto de vista ambiental. Porque em pé e preservada a floresta pode gerar renda”, conclui Fernando Lima.

Projetos de manejo
De todos os planos de manejo liberado para exploração para diversas empresas este ano, este foi o primeiro a receber denúncia de moradores. O Imac exerce fiscalização rigorosa a todos os planos de manejo e indicando as correções e adequações quando erros ou irregularidades são detectados.

Da Agencia de Notícias do Acre  

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas