Menu

Governo federal lança hoje “Brasil Sem Miséria”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quarta-feira (28), em Manaus, o Brasil Sem Miséria no Norte. Com a presença de ministros, governadores, prefeitos, empresários e beneficiários dos programas sociais, serão anunciadas ações de transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulo à preservação ambiental, que visam retirar da extrema pobreza 2,65 milhões de brasileiros que vivem na região.


No encontro, o Governo Federal, os governadores Tião Viana (Acre), Omar Aziz (Amazonas), Camilo Capiberibe (Amapá), Simão Jatene (Pará), Confúcio Moura (Rondônia), José de Anchieta Júnior (Roraima) e Siqueira Campos (Tocantins) e as associações de municípios assinam termo de compromisso para superar a miséria na região.

Publicidade

Nos sete estados do Norte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é atender 16,2 milhões de pessoas (17% na Região Norte), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.


Estarão presentes as ministras Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o prefeito de Manaus Amazonino Mendes. Também participam do evento representantes das associações de municípios, empresários do setor de supermercados e lideranças dos extrativistas da região.


Durante coletiva nesta terça-feira, a assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Lúcia Modesto enfatizou que a superação da extrema pobreza na Região Norte implica na localização e identificação de 30 mil famílias que ainda estão fora das políticas sociais do Governo Federal. “Esse é um dos grandes desafios para alcançar a meta do Plano Brasil Sem Miséria”, afirmou. A secretária de Assistência Social e Cidadania do Amazonas, Regina Fernandes, informou que o estado possui três barcos para localizar e cadastrar essas famílias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido