Conecte-se agora

Segurança do Enem envolve militares

Publicado

em

A escolta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os prédios onde haverá avaliação será feita, envolve milhares de militares em todo o Brasil.  O exame, marcado para os dias 22 e 23 de outubro.

O transporte das provas é feito por funcionários dos Correios. À PM cabe a tarefa de escoltar as viaturas dos Correios e fazer a segurança dos 600 prédios durante a aplicação do exame. O Exército é quem cuida do armazenamento dos testes, antes, durante e depois de realizados.

Segundo o oficial, houve três reuniões com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a segurança e a logística da avaliação. A primeira, em Brasília, no início de abril, a segunda, em Salvador, no mês de junho, e a terceira este mês, em São Paulo. No último encontro, conta coronel Cabral, representantes das Secretarias de Segurança Pública dos 27 Estados brasileiros conheceram a gráfica onde o exame foi impresso.

“Os estudantes podem ficar tranquilos porque foram tomadas medidas de segurança na impressão do Enem, como a instalação de câmeras que monitoraram todas as etapas”, observa. À frente do esquema de policiamento do exame nos últimos três anos, coronel Cabral diz que desde o ano passado o Inep criou cinco comitês de segurança, um para cada região do Brasil.

Fica em Natal, no Rio Grande do Norte, o responsável pelo grupo nordestino. “O comitê foi importante porque trocamos experiência com outros Estados e fizemos algumas sugestões. Informamos, por exemplo, que não haveria condições de realizar as provas em Barreiros, ano passado, por causa das enchentes.”

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Motorista de aplicativo que foi esfaqueado segue na UTI da Fundação Hospitalar

Publicado

em

O motorista de aplicativo Antônio Márcio Sandy da Silva, que foi esfaqueado 12 vezes no último domingo, 30, dia da eleição, por causa do preço da corrida feita a dois homens após uma discussão, passou por um procedimento cirúrgico e logo em seguida foi transferido para UTI da Fundação Hospitalar onde ainda está em estado grave.

O crime contra o motorista aconteceu na rua Cegonha, situada no bairro Novo Horizonte, em Rio Branco. A vítima teria recebido uma corrida para pegar os clientes no bairro e ao chegar ao destino, dois jovens identificados como Wesley do Nascimento Eleutério, de 21 anos, e Paulo Fernando Souza de Araújo, de 18 anos, que estariam ingerindo bebida alcoólica numa casa com duas mulheres, começaram a discutir com o motorista de aplicativo por causa do valor da corrida.

Um dos suspeitos pegou uma faca e feriu o motorista 12 vezes com a arma branca. Os ferimentos atingiram Antônio na cabeça, pescoço, braços, perna, costa, peito e abdômen. Mesmo ferido, o motorista conseguiu correr e caiu no terreno de uma casa.

Populares acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e conduziram a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde gravíssimo.

Policiais Militares estiveram no local e durante patrulhamento na região conseguiram prender os dois suspeitos de terem ferido o motorista de aplicativo. A dupla foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Cotidiano

Adolescentes são feridos a tiros após saírem de pizzaria na Baixada da Sobral

Publicado

em

Uma adolescente de 14 anos e um garoto de 13 anos, foram feridos a tiros na noite desta segunda-feira, 30, após sair de uma pizzaria. Os crimes aconteceram na rua Teresinha, no bairro João Eduardo I, na Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, os adolescentes estavam em uma confraternização com amigos da igreja, e ao saírem em grupo da pizzaria com destino as suas casas, homens não identificados em um veículo Fiat Mobi, de cor preta, se aproximaram e os criminosos efetuaram vários tiros na direção das vítimas. Durante a ação dos bandidos, a adolescente de 14 anos foi atingida com um projétil no quadril, já o garoto de 13 anos foi ferido com três tiros no peito. Os demais amigos das vítimas, conseguiram correr e saíram ilesos.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e conduziram os feridos ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo o médico do SAMU, o estado de saúde da adolescente é estável, já o do garoto é grave.

A Polícia Militar esteve no local, fez patrulhamento na região em busca de prender os autores dos crimes, mas ninguém foi encontrado. A polícia não soube informar a motivação do crime. O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Cotidiano

Mecânico, confeiteiro e vendedor: veja as 23 vagas disponíveis no SINE nesta terça-feira

Publicado

em

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (01) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 23 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.

Continuar lendo

Cotidiano

Prorrogados prazos para prestação de contas de programas sociais contra a Covid-19

Publicado

em

Publicada na edição desta terça-feira (1) do Diário Oficial a União pelo Ministério da Cidadania a portaria número 2/2020 prorroga os prazos estabelecidos para prestação de contas relativos aos programas do Índice de Gestão Centralizada no âmbito do enfrentamento à Covid-19.

Os novos prazos são: 31 de dezembro de 2020, para o lançamento no Suas Web das informações sobre a apresentação da comprovação de gastos dos recursos aos respectivos Conselhos de Assistência Social; e 31 de janeiro de 2021, para lançamento no Suas Web das informações referentes ao resultado deliberativo dos respectivos Conselhos de Assistência Social em relação à análise da comprovação de gastos apresentada pelos respectivos Fundos de Assistência Social.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2-de-30-de-novembro-de-2020-291272303

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas