Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputado decreta o fim das sacolas plásticas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Major Rocha apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, um projeto de Lei que decreta o fim das sacolas plásticas em supermercados e setores comerciais do Estado do Acre. O prazo para adequação das grandes e micro empresas varia entre 12 e 42 meses. Rocha classificou o projeto ambientalmente correto para a região que tem como principal bandeira, a sustentabilidade.


– O debate sobre meio ambiente exige ações mais práticas e corretas nas buscas por soluções interessantes para preservação do planeta. É aquela coisa, se cada um fizer a sua parte poderemos salvar o planeta. Eu estou fazendo a minha parte – disse Rocha.

Anúncios


De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, as sacolas plásticas correspondem a 10% do lixo que é recolhido. Desde que foram inseridas no mercado, na década de 1980, as sacolas acumulam-se sem terem muita utilidade de reciclagem. “O material é muito barato”, disse Rocha.


– Vários supermercados como a rede Araújo no Acre já saíram na frente em busca de dirimir o problema. O projeto vem contribuir com as saídas para termos mais qualidade de vida e vivendo em um planeta mais saudável do ponto de vista ecológico – acrescentou o deputado tucano.


As grandes empresas terão 12 meses para se adequar a partir da data em que o projeto for sancionado.  As médias empresas terão 24 meses e micro empresários, até 42 meses para se adequar.


O parlamentar destacou ainda que no Acre as sacolinhas plásticas são responsáveis por grande parte das poluições de Rios e Igarapés, além das redes de esgotos existentes. Rocha pretende desenvolver uma campanha de conscientização para o uso de sacolas ambientalmente corretas.


O projeto segue para as comissões e deverá ainda ser aprovado em plenário. Depois ainda terá que ser sancionado pelo governador Tião Viana, do PT.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido