Conecte-se agora

Banco do Brasil lidera lista dos mais reclamados em Juizados Especiais de Rio Branco

Publicado

em

O Banco do Brasil lidera a lista das empresas acrianas na soma de reclamações nos 1º, 2º e  3º Juizados Especiais Cíveis; Fazenda Pública e Justiça Itinerante em Rio Branco, capital do Estado. O levantamento, correspondente ao período de três de janeiro a 19 de setembro de 2011, foi realizado a pedido do ac24horas ao Setor de Protocolo e Distribuição da Justiça.

Cobranças indevidas, juros abusivos, envios irregulares dos nomes de clientes as instituições de proteção ao crédito são exemplos que explicam o que leva vários cidadãos a reclamarem seus direitos junto aos juizados de pequenas causas.

No quesito reclamações de clientes, o Branco do Brasil lidera com 463 processos. A Eletroacre fica com a segunda posição, 315. Mas a distribuidora de energia vem gradativamente diminuindo o número de processos. No primeiro trimestre do ano obteve 169, caindo para 92 no  segundo e 54 no terceiro. Os números mostram que a empresa vem solucionando o problema mais reclamando, que seriam aumentos inexplicáveis no valor das cobranças mensais.

Já a Loja Marisa ocupa a terceira posição do ranking com 228 processos, a maioria por cobranças indevidas. As financeiras BV (157) e BMG (121) ficam com os 4º e 5º lugares, respectivamente. Saído de problemas de juros e cobranças indevidas, as queixas partem para falhas na prestação de serviços telefônicos e de internet. A operadora Oi (101) está na 6º posição e a Tim Celular (99) na 7ª.

O número de processos é alto e a facilidade de acesso a esse tipo de Justiça contribui para uma educação de direitos. “Aqui o cidadão tem acesso direto à Justiça, se preferir, não vai precisar de intermediários”, explica Marcelo Pereira, coordenador da secretaria do Juizado Especial do Acre, ao relatar que o auxílio de advogados só se faz necessário em processos cujos valores ultrapassem 20 salários mínimos, ou seja, R$ 11.700,00.

A reportagem de ac24horas entrou em contato com todas as empresas citadas. A operadora Oi informou que a empresa tem visado ‘minimizar’ transtornos causados aos seus clientes. A Eletroacre agendou para esta terça-feira (27) uma entrevista para falar dos números. Assessores da superintendência do Banco do Brasil no Estado ficou de retorna o contato, mas até o fechamento desta matéria não o fizeram. A gerência da Loja Marisa em Rio Branco, funcionários das empresas BV Financeira, Banco BMG e Tim Celular disseram não ter autorização para falar sobre o assunto.

Ranking:
1º – Banco do Brasil – 463 reclamações
2º – Eletrobrás Distribuidora do Acre  – 315 reclamações
3º – Lojas Marisa –  228 reclamações
4º – BV Financeira – 157 reclamações
5º – Banco BMG – 121 reclamações
6º  Oi (Brasil Telecom) – 101 reclamações
7º Tim Celular – 99 reclamações

 

Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
[email protected]
Redação de ac24horas

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas