Menu

Pesquisar
Close this search box.

VIII Caravana da Cidadania: Mais de 25 mil atendimentos realizados após 30 dias de viagem pela BR 364

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de 25 mil atendimentos foram realizados pela Caravana da Cidadania 2011, após longa viagem pela BR 364, contemplando com inúmeros serviços as regiões do Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa), do Tarauacá/Envira (Feijó, Tarauacá e Jordão) e do Juruá (Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo).


Serviços básicos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, Casamento e Título de Eleitor, que são garantias constitucionais do cidadão, muitas vezes não são acessíveis à população do interior, mantida isolada por grande parte do ano em virtude da ausência de interligação terrestre.

Anúncios


Desse modo, a Caravana da Cidadania, uma realização do Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e inúmeros parceiros, aproveita anualmente a abertura da estrada, na época do verão amazônico, para prestar atendimento e assistência jurídica às comunidades mais carentes, especialmente aos indígenas.


A emissão de RG foi o serviço mais procurado ao longo das atividades, com 3.479 expedições realizadas, seguida da expedição de 1.732 Carteiras de Trabalho e 1.173 CPF’s. Juntos, todos os serviços oferecidos proporcionaram o montante de 25.398 atendimentos, conforme quadro abaixo:


NÚMEROS DA CARAVANA DA CIDANIA
CPF – 1.173
CASAMENTO – 801
IDENTIDADE – 3.479
CARTEIRA DE TRABALHO – 1.732
ATENDIMENTO AO ELEITOR (ALISTAMENTO, DIVULGAÇÃO, EMISSÃO DE 2º VIA, REVISÃO E TRANSFERÊNCIA) 650
REGISTRO ADMINISTRATIVO (FUNAI) – 433
REGISTRO DE NASCIMENTO 2º VIA – 431
CERTIDÃO DE NASCIMENTO – 130
SUBTOTAL DE DOCUMENTOS – 8.829


Outros atendimentos
ATENDIMENTO – PROGRAMAS SOCIAIS (Bolsa família, Carteira relativas à 3º idade e Bolsa Escola) – 55
ATENDIMENTO PREVIDENCIÁRIO (INSS) – 117
ATENDIMENTO JURÍDICO – 75
ORIENTAÇÕES JURIDICAS – 24
FOTOCÓPIAS PARA DOCUMENTOS – 10.309
FOTOGRAFIAS PARA DOCUMENTOS – 5.439
ATENDIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE – 550
SUBTOTAL DE OUTROS ATENDIMENTOS – 16.569
Total de atendimentos – 25.398


Na primeira etapa de ações da Caravana, entre os dias 7 e 17 de agosto deste ano, foi atendida a população dos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá. Já na segunda, iniciada no dia 25 de agosto, a Caravana atendeu os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Sua última parada, entre os dias 6 e 7 de setembro, foi no município de Sena Madureira.


1ª Etapa
08 e 09/08 – Ações em Manoel Urbano.
11 e 12/08 – Ações em Feijó.
15 e 16/08 – Ações em Tarauacá.


2ª Etapa
25 e 26/08 – Ações em Rodrigues Alves.
28 e 29/08 – Ações em Mâncio Lima.
01, 02, 03 e 04/09 – Ações em Cruzeiro do Sul na Expoacre Juruá.
06 e 07/09 – Ações em Sena Madureira.


Em Cruzeiro do Sul, o encerramento da programação da Caravana ficou marcado pela a realização de mais uma edição do Casamento Coletivo do Juruá, que formalizou este ano a união matrimonial de 360 casais. Além do mutirão de serviços promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e diversas instituições parceiras na Expoacre Juruá.


Empenho, compromisso e parceria
A Caravana da Cidadania, que este ano teve sua oitava edição, demonstra cada vez mais a sua importância social. O sucesso desse trabalho decorre do empenho e compromisso de sua equipe, formada por 50 servidores públicos, e da firme parceria estabelecida pelo Tribunal de Justiça, por intermédio do Projeto Cidadão, com o Ministério Público e a Defensoria Pública.


Além desses, outros importantes parceiros são o Governo do Estado (Secretaria de Polícia Civil/Instituto de Identificação, Deracre e OCA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Correios, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.


AGÊNCIA TJAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido