Menu

Feminismo é tema de curso para as mulheres do PT do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mulheres de Rio Branco e do Bujari filiadas ao PT estiveram reunidas nesta sexta-feira (16), no auditório do Palácio das Secretarias, para participar do curso “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas”. Promovido pelo PT do Acre por meio de sua Secretaria de Mulheres, o evento teve como objetivo formar lideranças para incentivar uma maior atuação da militância feminina nas suas cidades.


A formação contou com a presença da secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére. Ela lembrou que o Norte é a região onde há maior participação feminina na política, em especial nos parlamentos. Rememorou ainda as conquistas das mulheres petistas, com destaque à recente alteração no estatuto do partido, que garantiu a obrigatoriedade de 50% da composição feminina nas instâncias da legenda.

Publicidade

“A decisão representou uma mudança radical no estatuto do PT, que é o único partido do mundo a contar com a paridade de gênero. Com isso mostramos ao Brasil que ainda fazemos parte de um partido vivo”, comentou a secretária.


O curso, que se encerra neste sábado (17), traz explanações sobre a desigualdade entre homens e mulheres, o feminismo no Brasil, políticas públicas para igualdade de gênero, entre outras questões. As participantes assistiram a um filme sobre a temática e acompanharam a filiação de novas militantes do PT, além de uma homenagem a 13 mulheres que contribuíram de forma significativa com o partido no Estado.


Para o presidente do PT do Acre, Leonardo de Brito, a intensa participação feminina no partido e a aprovação da paridade de gênero mostram que a legenda está à altura dos novos desafios da política no Brasil. “As mulheres são maioria da população e precisávamos fazer com que o PT ficasse antenado para essa realidade”.


“Com a igualdade de gênero para a composição das direções e demais instâncias do partido, temos pela frente uma enorme responsabilidade, especialmente em relação à preparação para as demandas do nosso dia a dia”, avalia Leide Aquino, secretária estadual de Mulheres do PT.


Também participaram do curso “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas” a vice-presidente do PT do Acre, Rosali Scalabrin; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão; a representante da Casa Rosa Mulher, Graça Lopes; e a secretária de Mulheres da juventude do PT, Aline Brandão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido