Menu

Greve dos Correios: cem mil correspondências deixam de ser entregues por dia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegrafos, Cleiton Nogueira, confirmou no início da tarde que mais de 100 mil correspondências deixam de ser entregues diariamente por causa da paralisação da categoria no Estado. Nogueira confirmou a recusa na contraproposta dos Correios de reposição de 6,87% e aumento real de R$ 50,00 em janeiro de 2012.


A categoria luta por reposição salarial de 24.67% correspondentes a perdas 1994 a 2010 e por um aumento de R$ 400,00. “Queremos um piso de três salários mínimos” acrescentou Nogueira.

Publicidade

Em todo Brasil, 37 sindicatos deflagraram greve. Mesmo com a greve. A reportagem tentou falar com o diretor dos Correios no Acre, através do telefone 3224 4213, mas foi informada de que ele estava em reunião. Os pagamentos de conta podem ser realizados nas próprias agências, já que o funcionamento do Banco Postal está garantido.


Além de pagamentos, é possível fazer empréstimos, solicitar cartão e receber benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) por meio do Banco Postal nas agências que mesmo com a greve continuam abertas, já que a paralisação dos carteiros não inclui os atendentes que trabalham nas unidades dos Correios.


Já os serviços com hora marcada, como Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta, foram suspensos. Para tentar minimizar os prejuízos à população,  foi colocado em ação um plano de contingência, que inclui contratação de recursos, realocação de empregados e realização de horas-extras. 

Além dos serviços que não foram interrompidos com a suspensão dos trabalhos dos carteiros, a população pode recorrer ainda serviços de entrega privados para enviar documentos e produtos em um curto espaço de tempo.  As empresas aéreas trabalham com envios de documentos e mercadorias com até 200 quilogramas.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido