Menu

Educação do Acre está longe das 100 melhores do Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao contrário do que a peça de marketing do governo da Frente Popular do Acre pregou a vida inteira, a educação do Acre está longe de ser uma das melhores colocadas no Brasil. Quem diz isso é o resultado das provas do Enem, divulgadas ontem pelo MEC. A educação pública não aparece entre as cem de melhor resultados. A primeira instituição melhor colocada na lista é particular: o Centro de Educação Latu Sensu II, com média 629,5 e em 1.218º lugar.


Na Região norte, a capital do Acre está entre as 26 melhores colocadas. Manaus é a cidade qu e melhor aparece no ranking.

Publicidade

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame, de participação  voluntária, destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (egressos).


O Enem 2010 teve a participação de mais de 3 milhões de alunos. Entre os participantes do ENEM 2010, 34% declararam estar concluindo o ensino médio em 2010 e 54,5% informaram serem egressos.


O Exame aplicado em 2010 foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: (1) linguagens, códigos e suas tecnologias; (2) ciências humanas e suas tecnologias; (3) ciências da natureza e suas tecnologias e (4) matemáticas e suas tecnologias.


O número de escolas de Ensino Médio Regular que participaram do ENEM aumentou de 25.484 em 2009 para 26.099 em 2010.  Dentre as 26.497 escolas constantes do Censo Escolar 2010 que ofereciam o Ensino Médio Regular, 90% tiveram alunos concluintes participando do Exame.


A divulgação das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão  crítica sobre o processo educacional desenvolvido  no âmbito da escola, bem como  subsidiando políticas educacionais.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido