Conecte-se agora

Construção de estrada marca início do assentamento Pirã de Rã, em Senador Guiomard

Publicado

em

Na primeira semana de setembro foi dada a partida para o assentamento de 96 famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Pirã de Rã, em Senador Guiomard (AC) no Território da Cidadania Baixo Acre. O Incra no Acre e o Governo do Estado lançaram o Programa de Abertura de Estradas, o programa vai construir 20 km da estrada para garantir o acesso dos assentados aos seus lotes, que contam com áreas que variam de cinco a seis hectares.

A área do PDS Pirã de Rã é de 1,120 mil hectares e, para as famílias que vão viver lá, a medida representa a realização do sonho de finalmente ter a sua a terra. Para Reginaldo Rubens da Silva, 38, sua esposa Marilis Nogueira da Silva, 27, e os cinco filhos do casal, o anúncio significa o fim de uma longa espera. Há seis anos a família aguarda por esse momento e, sem ter onde morar, estão provisoriamente instalados na associação de trabalhadores rurais. Filhos de seringueiros e agricultores o casal disse só saber viver do cultivo da terra, conforme a tradição familiar. “A ansiedade é grande pra finalmente estar dentro da nossa casa, começar logo a plantar, criar galinha, fazer horta e ter um lugar pra criar nossos filhos.”

A iniciativa é fundamental para efetivar o assentamento de terras desapropriadas em dezembro de 2004 e vai permitir a chegada de políticas públicas. Criado às margens da rodovia, o assentamento tem fácil acesso. Com a abertura das estradas vicinais, além da fixação dos assentados, a iniciativa abre as portas para a chegada de outros programas de infraestrutura como o programa Luz pra Todos e acesso à água tratada, esgotamento e escoamento da produção.“Pra mim, que sou funcionário de carreira do Incra, trata-se de um momento de satisfação a efetivação do assentamento. É a política de redemocratização de acesso a terra de fato acontecendo”, destacou o superintendente Thaumaturgo Neto.

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Nível do rio Acre sobe 4 metros em 48h e alcança os 10 metros

Publicado

em

De acordo com boletim emitido pela Coordenadoria de Defesa Civil, o nível do Rio Acre na manhã deste domingo (17), às 6h, alcançou 10,04m. Na sexta-feira (15) antes da chuva o nível do rio era de 6,10 metros.

Em contato com a equipe do ac24horas, Major Cláudio, da Coordenadoria de Defesa Civil, relatou que “em apenas 48h o nível do Rio Acre aumentou 3,94m. Na sexta-feira (15) choveu 128mm. Isso quer dizer que choveu 67% esperado para o mês todo, em apenas um dia. A cota do mês todo, é de 211mm. Neste sábado (16) temos 255mm acumulado, ou seja, ultrapassamos a cota do mês”, alertou.

Por fim, Major Cláudio ainda alertou para um novo aumento do Rio Acre. “Devido a vazante dos outros municípios, porém tenderá a estabilizar depois de 48h, caso diminua o ritmo das chuvas.”, informou.

Continuar lendo

Acre

L200 cai dentro do Canal da Maternidade neste domingo

Publicado

em

Nas primeiras horas deste domingo, 17, uma colisão entre dois veículos fez com que uma caminhonete modelo L200 fosse parar dentro do córrego do Canal da Maternidade, localizado na região central de Rio Branco. Imagens divulgadas por testemunhas apontam que após a batida, a caminhonete derrapou, quebrou algumas barras de proteção e caiu no Canal.

O outro carro envolvido ficou parado no meio da Avenida, com a parte frontal parcialmente destruída. Alguns populares se aglomeraram no local após o acidente.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.