Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cineasta acreana campanha internacional em prol dos Soldados da Borracha

S.O.S. Soldados da Borracha!!! é o  slogan do Abaixo Assinado internacional que a  cineasta Eva Neide, diretora e produtora do filme documentário de longa metragem  intitulado: “Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida”, está lançando em Brasília. O Abaixo Assinado apela diretamente ao Congresso brasileiro e à presidente Dilma Rousseff, para  aprovar a PEC 556, de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin, a qual espera para entrar em pauta de votação na Câmara Federal. A PEC visa conceder aos Soldados da Borracha os mesmos direitos  dos Ex-Combatentes da FEB (Forca Expedicionária Brasileira).
“Eu, como filha de um Soldado da Borracha sobrevivente, precisava fazer algo a mais alem de ficar sentada nos estúdios editando o meu filme. Essa causa é pessoal para mim. Eu fiz questão de lançar essa campanha em Brasília porque é aqui no Congresso que eles precisam ver em imagens, e não somente no papel, a condição alarmante que se encontram os sobreviventes da Batalha da Borracha da Segunda Guerra Mundial. Eu espero poder sensibilizar as autoridades competentes, as quais têm o poder de remover essa mancha negra  na historia  do Brasil, e realizar esse sonho tardio de uma pensão digna de um veterano de guerra, para os Soldados da Borracha.”
Eva Neide deixou os estúdios de edição em Los Angeles, onde reside e onde está sendo realizada a fase final de edição do documentário
“Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida”, com previsão de conclusão até o final do ano, para vir até Brasília lançar sua  campanha internacional. Desde o dia 24 de agosto, ela está no Distrito Federal, visitando Deputados e Senadores, pedindo a aprovação da PEC 556. Eva Neide diz que foi muito relevante ter encontrado em Brasília, os representantes atuais do Sindicato  dos Soldados da Borracha de Rondônia (SINDISBOR) também buscando apoio dos parlamentares para a aprovação da PEC 556.
A cineasta ressalta que foi muito bem recebida pelo o  presidente da Câmara, o  Deputado  Marco Maia, que  a pedido do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia (Sindisbor) e do Deputado Mauro Nazif, no dia 31 de agosto recebeu em seu gabinete: a cineasta, juntamente com o atual  Vice-Presidente do SINDISBOR o Sr. George Telles de Menezes, o Soldado da Borracha e tesoureiro do Sindicato Sr. Antonio Barbosa, e o Deputado Federal Mauro  Nazif, o qual segundo a cineasta, demonstrou remarcavel interesse e apoio a essa causa.   Na reunião, o Presidente  da Câmara, Marco Maia, prometeu acompanhar de perto a questão e fazer o possível para  por  a PEC 556 em pauta de votação o mais rápido possível.
“Eu acredito que essa reunião com o Presidente da Câmara foi um passo muito importante nessa questão. Eu sinto que ele ficou muito sensibilizado ao ver as imagens que lhe mostrei e ao ouvir os relatos. Eu ressaltei para o presidente Marco Maia que a aprovação da PEC 556 não é uma obrigação social, mas sim uma obrigação cívica do Brasil para com os Soldados da Borracha. Eu espero que essa amostra prévia do meu filme, as fotos e evidências que eu estou expondo para o Congresso, ajude a conscientizar os parlamentares sobre a necessidade urgente dessa votação.
S.O.S. Soldados da Borracha!!!   www.SoldadosDaBorracha.com
Para se comunicar com a cineasta Eva Neide  escreva para: sdbfilme@gmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido