Conecte-se agora

A decadência da Igreja Católica

Publicado

em

A divulgação da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas pegou os católicos de todo o Brasil de surpresa. O crescimento assustador dos Evangélicos no país direcionou o catolicismo a uma profunda reflexão. “A preocupação de nossa Igreja é intensificar a formação religiosa de católicos praticantes, que tenham formação religiosa”, disse o Padre Massimo Lombardi, em entrevista concedida ao ac24horas, em seu gabinete, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco.

No Acre os católicos desceram aos 50.73%, enquanto o número de evangélicos pentecostais subiram 24,18%. Os evangélicos tradicionais subiram 12,46%. Em Rio Branco, existem 41,99% de católicos. A proporção de católicos parou de cair entre os anos de 2000 e 2003.


Segundo o padre Mássimo, uma das estratégias utilizadas pela Igreja para esta formação é o estudo do evangelho. O objetivo é qualificar o praticante ao manuseio da Bíblia e ao entendimento da mensagem espiritual. Esta semana, a Igreja aprofundou estudo no texto de Êxodo, com a participação do teólogo Padre Shigue. Ainda como busca de manutenção de seus fieis, os Padres estudam a realização de celebrações mais vivas e animadas.

– Tudo para que a pessoa que entre à Igreja tenha um encontro com Jesus Cristo. Percebemos que na América Latina, a pessoa se aproxima de uma religião através da emoção, do coração – destacou o Padre Massimo.

O Padre confirmou que esse relatório com números de fieis está sendo repassado ao Vaticano, através da rotina normal em que o Papa Bento XVI recebe os bispos de todos os países. Massimo citou as medidas tomadas pelo Papa aos casos de Pedofilia envolvendo a Igreja, mas segundo ele, os fatos vieram à tona muito mais por pressão midiática [no ano Sacerdotal] do que por pressão social.

– Esses casos são gerais, inclusive dentro da Igreja Evangélica há casos de pedofilia. Isso é fato vencido, as providências foram tomadas, não creio que tenha influenciado para as pessoas deixarem a Igreja – comentou.

O Padre questiona alguns pontos da pesquisa, entre eles, o de confiabilidade na Instituição. A Igreja Católica subiu para o segundo lugar no ranking de instituições mais confiáveis no Brasil. “Antes a Igreja ocupava o sétimo lugar, só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal”, citou o Padre.

Massimo não acredita que exista ateísmo, ele analisa o aumento no número de pessoas sem religião [10.82% no Acre] as propostas mercantilistas e interesseiras de algumas Igrejas “que desmoralizam todas as instituições”, acrescentou.

O Padre diz que o católico tem que ser apaixonado por Jesus Cristo. Ele lembrou que na atualidade ninguém quer mais saber de sacrifício e nem de renúncia. Ele critica o mundo neoliberal que busca resultados imediatos e sem o sacrifício.

– Jesus continua dizendo, você quer me seguir, venha atrás de mim, mas não tenha medo basta carregar sua cruz sem arrastá-la, mas de cabeça erguida com confiança e alegria – pregou.

No final da entrevista, Massino alfinetou Igrejas que pregam vida fácil, de alivio e soluções imediatas e que oferecem o fim do sofrimento e felicidade plena. “Isso é o x da questão, mas a verdade vos libertará, que viverá, verá”, concluiu.

Fenômeno acontece pela necessidade de se praticar a fé

ac24horas procurou o teólogo evangélico, Pastor Paulo Machado, secretário da Associação dos Ministros Evangélicos no Acre para saber como o grupo recebeu os resultados da pesquisa. Para ele, “o fenômeno é da necessidade do ser humano desenvolver a sua religiosidade, mas que ela atenda as necessidades formais de resistências”, disse o Pastor.

Machado acredita que o crescimento dos evangélicos, o decréscimo dos católicos e o número daqueles que não tem confissão religiosa definida ou que dizem não ter religião, se dá pela maneira como o ser humano se envolve na religião.

– A dinâmica produzida pelo movimento evangélico tem provado que é maior, satisfaz mais as necessidades psíquicas do ser humano, do que a que o catolicismo tem produzido, por isso que a Igreja Católica ficou assustada com os dados da pesquisa – afirmou o teólogo.

O Pastor disse não ter dúvidas de que a Igreja Católica vai rever o seu método de trabalho para tentar frear esse fenômeno. Aprofundando sua resposta, ele também citou o surgimento dos movimentos pentecostais e neopentecostais e, por último, o neodenominacional, como influentes desse crescimento.

– A Igreja católica mantinha um movimento estático e o evangelho trouxe essa dinâmica de mais liberdade. A religião deixou de ser um processo de exteriorização social para interiorização relacional, onde o homem pode se relacionar com Deus de forma mais direta – comentou o Pastor.

Os evangélicos estão em campo para aperfeiçoar ainda mais esse movimento. O desafio, segundo Machado, é de poder produzir a unidade, consenso do pensamento cristão entre as mais diversas lideranças do Estado. Para isso, eles já cumprem uma grande agenda no interior, “para que se possa ter uma organização sólida, firme e com participação maciça dessa expressão de 43% dos evangélicos no Acre”, concluiu o Pastor.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Acre tem 120 novos casos e uma morte por Covid-19 em 24 horas

Publicado

em

Após o Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19 anunciar que a região do Alto Acre voltou para a fase da laranja, os casos registrados nesta sexta-feira, 30, mostram que a pandemia está longe do fim.

Nas últimas 24 horas, o Acre registrou 120 novos casos da doença. Assim, o número de infectados subiu de 30.638 para 30.758 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 82.168 notificações de contaminação pela doença, sendo que 51.348 casos foram descartados, enquanto 62 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 28.137 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 81 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado nesta sexta-feira, 30, sendo do sexo masculino, cujas iniciais são J.E.M., de 78 anos. Morador de Cruzeiro do Sul, o idoso deu entrada no dia 18 de outubro no Hospital Regional do Juruá, vindo a falecer nesta quinta-feira, 29, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 693 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

Tremor de terra é sentido por moradores de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Várias moradores afirmaram ter sentido um tremor de terra no início da tarde desta sexta-feira, 30, em Cruzeiro do Sul. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu o leste do Peru, perto da fronteira com o Brasil.

O epicentro foi localizado 300 quilômetros a noroeste da cidade de Puerto Maldonado. O tremor foi muito profundo, a 570 quilômetros abaixo do solo, em uma região florestal.

Por meio das redes sociais, dezenas de internautas cruzeirenses manifestaram dúvidas quanto a terem sentido a terra tremer, entre eles, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. “Agora um tremor de terra na nossa amada cidade. Alguém mais sentiu balançar?”, indagou.

Continuar lendo

Acre

Casa quase é invadida pela água da chuva e esgoto na Capital

Publicado

em

A forte chuva que caiu durante toda a manhã desta sexta-feira, 30, em Rio Branco causou verdadeiros estragos no bairro Tancredo Neves. Moradores compartilham vídeos dos transtornos provocados pela falta de sistema de drenagem. Uma moradora da Travessa São José enviou um vídeo ao ac24horas em que mostra sua casa quase invadida pela água da chuva e do esgoto.

No vídeo, a moradora conta que reside no bairro há 24 anos e que em toda forte chuva ela e a sua família tem que passar por esse tipo de situação.

“Aqui está a realidade e moro aqui há 28 anos. Aqui dentro do meu quintal passa um esgoto de fossa, passa por aqui todo o tipo de bicho peçonhento e cai aqui dentro da minha casa. Toda a vez que ocorre uma chuva desse tipo acaba acontecendo esse tipo de coisa”, relatou a moradora angustiada.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Cenários do Ibope colocam Minoru vencendo todos no 2º turno e Bocalom e Socorro Neri empatados

Publicado

em

Divulgado na manhã desta sexta-feira, 30, pela afiliada da Rede Globo no Estado, a TV Acre, a simulação do 2º turno da pesquisa Ibope, que apontam a preferência dos eleitores de Rio Branco na disputa pela Prefeitura de Rio Branco.

Segundo o levantamento, o candidato Minoru Kinpara (PSDB) ganharia de Tião Bocalom (Progressistas) e de Socorro Neri (PSB) em todos os cenários no 2º Turno.

Agora, num terceiro cenário, com Kinpara de fora, Bocalom e Socorro Neri empatariam, ou seja, não se sabe quem venceria. No 1º cenário, Kinpara fica com 48% e Socorro Neri 38%. Branco e nulos 8% e sem resposta ou não responderam 1%.

No 2º cenário, Minoru Kinpara registra 49% e Tião Bocalom 39%. Brancos e nulos. 11%, nenhum respondeu e registrou 1%. No 3º cenário, Socorro Neri e Tião Bocalom, ambos com 42%. Brancos e nulos registraram 14% e nenhum respondeu 1%.

Segundo o Ibope, a margem de erro da pesquisa é de 4% e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidas 504 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número AC-04206/2020.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas