Menu

Hoje é dia do Oftalmologista, clinica responsável pelos olhos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Oftalmologia é a especialidade médica à qual cabem o estudo, diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do olho e seus órgãos anexos. Foi um dos primeiros ramos da medicina a ser tratado como especialidade independente.


A origem da data remonta a 1930, quando foi fundada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo. Anualmente, na referida data, os associados reuniam-se para uma festa com apresentação do relatório de atividades da diretoria que saia e para posse da nova que iniciava sua gestão.

Publicidade

Em1968, adata foi oficializada no Estado de São Paulo através de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, o então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, através da portaria nº 398, instituiu a data em caráter nacional.


Como referência oftalmológica no país, cita-se o Projeto Olhar Brasil, uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, que tem por objetivo diminuir o percentual de evasão e repetência escolar dos alunos e trazer mais qualidade de vida para os mesmos.


Desde 2009 o Acre aderiu ao projeto que vem sendo realizado pelo Programa Saúde na Escola. No Estado, o projeto é coordenado pelo dr. Rutênio Sá que afirma que já foram contemplados 12 municípios com consultas oftalmológicas e entrega de óculos.


Os profissionais da área, com dedicação clareiam as paisagens e o horizonte dos que sofrem em virtude de problemas de visão.


Jairo Carioca – Da Redação de AC24horas
Js.carioca@hotmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido