Conecte-se agora

EDITORIAL: As botas devem brilhar pelo zelo, não por subserviência.

Publicado

em

A nota de solidariedade ao sub-comandante da Policia Militar do Acre, coronel Paulo Cezar Rocha dos Santos, assinada pelo coronel Anastácio, comandante da PM Acre, na qual tenta desqualificar o trabalho jornalístico deste veículo, um dos poucos [ler reportagem] a levar o fato ao conhecimento público, do acidente sofrido pelo oficial em questão, esquece de esclarecer assuntos Básicos, como:

Por que o coronel, um fiscal da lei, estava além da velocidade permitida para circulação na via, fato que ocasionou o acidente e a consequente derrubada de um poste de energia elétrica?

Por que não foram divulgadas informações sobre o teste do bafômetro, se ele foi feito ou não?

Por que o coronel Anastácio esqueceu de dizer a opinião pública se o coronel estava embriagado ou não?

Por que um oficial que ocupa tão importante função pública tem em seu prontuário, no Detran, duas infrações gravíssima, por avanço de sinal vermelho?

Por que o coronel Anastácio não divulgou nota à opinião pública quando seus comandados foram acusados de agredir cidadãos de bem [ver matéria]que se divertiam com familiares nas proximidades da Arena da Floresta;

Por que o coronel não admitiu publicamente que falhou como comandante quando perdeu o controle sobre sua tropa, sendo preciso o Governo do Estado convocar a Força Nacional para garantir a segurança no Acre?

Como homem público, o coronel, que tirou o pijama para voltar a vida pública, deveria se preocupar em fazer esclarecimentos à opinião pública sobre a apuração transparente dos fatos. Deveria se preocupar em zelar pelo bom nome da Gloriosa Policia Militar, deixando claro que os militares, principalmente os oficiais que gozam de melhor preparação, não são trinados para colocar em risco a população e sim para servi-la.

Sobre a ação militar a que a nota se refere, este site cobriu o evento e o trabalho da polícia não foi tão longo e cansativo quanto a afirmativa. Alias, quem estava à frente da operação era o Capitão Geovane, conforme matéria jornalística aqui divulgada.

Coronel, para comandar é preciso liderar. Liderança não é um produto que vem como “bônus”quando se “ganha”uma nomeação política.

Adimira a este veículo “a coragem de defesa” do coronel Anastácio, que entrou e saiu da Policia Militar sem ser notado, sem nunca ter participado de uma movimento em favor de praças e que agora se arvora em “arauto da moralidade”.

O jornalista escalado para cobrir o acidente encontrou fortes evidencias de que o coronel PC já estava em sua folga, o que reforçou sua especulação após ele, o coronel acidentado, ter confessado que participara de uma festinha de confraternização.

A reportagem nada inventou. A policia de Anastácio é que foi infantil ao tentar apagar possíveis provas contra o sub-comandante. Retiraram o litro de uísque, mas esqueceram o saco de gelo e o copo.

Este site tem um compromisso com a verdade e disso não abre mão!

As botas devem brilhar pelo zelo, não por subserviência.

A direção

Leia nota do Comando da Policia Militar do Acre

NOTA DE SOLIDARIEDADE E ESCLARECIMENTO

O Comandante Geral e os Oficiais da Polícia Militar do Estado do Acre vêm a público prestar o apoio incondicional ao Sr. Coronel PM Paulo Cezár Rocha dos Santos, Subcomandante Geral da PMAC, em face das matérias jornalísticas tendenciosas em que se sugestiona a possibilidade ingestão de bebida alcoólica como causa determinante do acidente de trânsito do qual esse oficial foi vítima, ocorrido no dia 11 de junho deste ano, na BR-364.

Decerto, a sua história de vida e a sua conduta pessoal e profissional, para aqueles que desfrutam do seu convívio e conhecem o seu grau de comprometimento com a causa militar, já seriam bastante para concluirmos pela improcedência das ardilosas insinuações, mas, para os céticos, os fatos que ora trazemos a esclarecimento da população em geral falaram mais alto.

Neste ponto, deve-se mencionar, com base do que se extrai do Boletim de Acidente de Trânsito, produzido pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal, instituição federal da mais alta credibilidade, registrado sob número de Ocorrência 922983, de lavra da autoridade competente sob a via, que não foi observado vestígio de ingestão de álcool que se possa relacionar a causa do acidente.

Assim sendo, esclarecemos que a verdade real dos fatos prende-se a perda da visibilidade temporária do referido Oficial, provocada pelo ofuscamento decorrente da luz alta dos veículos que se deslocavam em sentido contrário, o que impediu sua percepção quanto à aproximação da rotatória situada em frente à Vila Santa Cecília, o que, não obstante a tentativa de frenagem, com rastro de 06 (seis) metros, não foi bastante  para evitar a saída de pista e o consequente sinistro.

De outro modo, frisamos ainda que, dentre os fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente, certamente não se pode descartar o seu alegado estado de fadiga e sonolência oriundo de suas atividades laborativas junto à Policial Militar (já que naquela data havia participado da tentativa de contenção de uma invasão de posse na Av. Amadeo Barbosa e acompanhamento de uma invasão no Ramal Bom Jesus), levando a desorientação quanto a sua exata localização, fazendo-o crer que ainda estava por se aproximar da rotatória do Belo Jardim no momento do acidente.

Com a certeza de sua conduta ilibada e a extrema confiança que credita-se à sua pessoa, o Comandante Geral reafirma que o respeito, a admiração e reconhecimento de todos pela retidão com a qual se pauta, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal, permanecem inabalados; na oportunidade em que emprestamos nossos votos de solidariedade e estima de pronta recuperação, movidos por um sentimento de promoção de justiça a sua dedicação a esta Corporação.

Boa sorte, companheiro! O esperamos em breve e firme em nossa nobre causa policial militar de servir e proteger a sociedade acreana, ainda que com o sacrifício da própria vida.

Rio Branco, Acre, 14 de junho de 2011.

José dos Reis Anastácio – Cel PM
Comandante Geral da PMAC

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas