Conecte-se conosco
Fechar

Secretaria de Educação diz que não há ilegalidade em obras de Escola no Quinari

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Educação informou nesta sexta-feira,15, que, ao contrário do que questiona o vereador Celso Oliveira (PSDB), não há nenhuma ilegalidade no aditivo de 31,8% na construção da escola Senador Guiomard, localizada em Senador Guiomard.

Segundo a Secretaria de Educação, “o reajuste aconteceu porque, embora o processo licitatório da obra tenha acontecido em 2013, o orçamento tem como base a tabela do ano anterior, de 2012. Como são quatro anos, esse reajuste ficou em 31,8%”.

A reportagem questiona, entre outras coisas, que a obra foi licitada em 2013, contratada no ano de 2014 e iniciada em 2017. Porém, antes mesmo da obra começar de fato, já há um reajuste de cerca de 32%.

A SEE refuta que “sobre a questão do aditivo de acréscimo e de reajuste, importante ressaltar que são institutos totalmente diferentes. O reajuste de preços é uma conduta contratual autorizada por lei, para corrigir os efeitos ruinosos da inflação. Não é decorrência de imprevisão das partes contratantes; ao revés, é previsão de uma realidade existente, que vem alterando a conjuntura econômica em índices insuportáveis para o executor de obras, serviços ou fornecimentos de longa duração. Diante dessa realidade nacional, o legislador pátrio institucionalizou o reajuste de preços nos contratos administrativos, facultando às partes adotá-lo ou não, segundo as conveniências da Administração, em cada contrato que se firmar.

“Não se trata de uma imposição legal para todo contrato administrativo, mas sim, de uma faculdade concedida à Administração de incluir a cláusula de reajustamento de preços em seus ajustes, quando julgar necessário para evitar o desequilíbrio financeiro do contrato.”

O vereador, que é de Senador Guiomard, informou que esteve no local da construção da escola e revelou existir somente um muro e a placa com o início das obras em junho 2017. Ele destacou ainda ter sido recente o movimento de máquinas e haver apenas uma terraplenagem no local.

Continuar lendo

Acre

Instituto Federal do Acre começa ofertar primeiro curso de mestrado a partir de 2018

Publicado

em

Continuar lendo

Acre

Com a presença das principais lideranças da FPA, Pedro Longo e Henrique se filiam ao PV

Publicado

em

Continuar lendo

Acre

Trabalhadores dos Correios do Acre entram em greve nesta sexta por tempo indeterminado

Publicado

em

Continuar lendo
Publicidade

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.

[fvplayer src="http://cdn1.ac24horas.com/wp-content/uploads/2017/09/POPSHOW_GUSTAVO_LIMA.mp4" autoplay="true" preroll="no" postroll="no" data-volume=0.03]