Conecte-se conosco

Cotidiano

Unidades de Saúde abrem no sábado para dia D de vacinação

Publicado

em

As unidades de saúde da rede municipal de Rio Branco continuam mobilizadas para Campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal da população de crianças menores de 10 anos de idade (9 anos, 11 meses e 29 dias) e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). No sábado, 16, dia D da Campanha, todas a URAPS e Centros de Saúde estarão abertos das 08 às 17 horas para a vacinação de crianças, adolescentes e também adultos que precisam atualizar a carteira de vacina.

A vacina contra meningite será disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos. Na oportunidade, meninas de 11 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos também poderão tomar a vacina que previne contra o Papiloma Vírus (HPV).

“A campanha é uma estratégia que busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis”, destacou o secretário de Saúde Oteniel Almeida.

Aberta na segunda-feira, 11 a campanha de Multivacinação segue até o próximo dia 22. “É importante que todos possam aproveitar a oportunidade para irem à unidade de saúde e garantir a imunidade, principalmente das crianças e adolescente”, destacou o prefeito Marcus Alexandre em visita à Unidade Básica de Saúde do Ramal Bom Jesus, no segundo distrito da capital.

Construção de novas unidades fortalece ações de saúde

Inaugurada há dois anos, a Unidade Básica de Saúde do Bom Jesus é uma das 25 unidades construídas na gestão do prefeito Marcus Alexandre. De porte I, a UBS, que leva o nome de Maria Sebastiana Bernardo, conta com um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal e nove agentes comunitários de saúde (ACS). Ela reforça o atendimento na região da Vila Acre, com área de abrangência dos bairros Sítio do Ibama, Loteamento Mendonça de Lima e Baixada do Buriti. No local há 3 consultórios (médico, de enfermagem e odontológico), salas de coleta, imunização, curativo, esterilização, expurgo e de reunião, além de farmácia.

Todo ambiente atende às normas de acessibilidade. “É um trabalho que realizamos para que todas as unidades deixassem de funcionar em espaços alugados. Com o a construção da UBS da Cadeia Velha, já em funcionamento, atualmente todas as unidades de saúde do município funcionam em sede própria”, destacou Marcus Alexandre.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura do Quinari vai pagar verbas rescisórias a professora demitida durante gravidez

Publicado

em

O Município de Senador Guiomard foi condenado a pagar verbas rescisórias para M.B.C., a autora do Processo n°0001736-66.2016.8.01.0009, que teve seu contrato de professora temporário interrompido, quando estava grávida. A sentença, emitida pelo Juízo da Vara Cível da Comarca de Senador Guiomard, considerou que o Ente Público deve pagar os direitos da servidora, mesmo ela tendo atuado por contratação temporária.

“O fato de a administração ter o poder discricionário de rever seus atos, ou permitir a contratação e dispensa de servidores temporários, não é irrestrita, devendo ser observado os direitos da parte contratada”, escreveu o juiz de Direito Afonso Muniz na sentença, publicada na edição n°5.962 do Diário da Justiça Eletrônico (fls.133 a 134), da quarta-feira (13).

A professora entrou com ação contra o Município, após ter sido demitida estando grávida, sem justa causa e sem receber as verbas trabalhistas. A autora contou ter trabalhado pelo período de 10 meses para a Secretária Municipal de Educação, mas foi dispensada sem ter recebido as verbas rescisórias.

Sentença

O juiz de Direito Afonso Muniz, titular da unidade judiciária, verificou que a relação estabelecida entre as partes é o contrato de prestação de serviços temporário, portanto, o Ente Municipal pode contratar para atender demanda temporário conforme seu interesse.

Contudo, o magistrado disse que “não é por que a administração possui direito discricionário que pode utilizá-lo sem, contudo, observar os ditames legais que asseguram dentre outros direitos trabalhistas, no caso de rescisão unilateral deverão seguir determinado rito processual”.

Na sentença, o magistrado enumerou os direitos do servidor temporário. “São direitos do servidor temporário: indenização pela rescisão antes do prazo fixado, 13º salário proporcional, férias proporcionais (inciso XVII do artigo 7º da CF), repouso semanal remunerado (inciso XV do artigo 7º da CF), devendo em caso de rescisão antecipada do contrato, tais parcelas serem pagas ao servidor”, listou o juiz de Direito.

Assim, o Juízo da Vara Cível da Comarca de Rio Branco determinou que o Município pague a autora as seguintes verbas rescisórias: indenização da estabilidade gestacional, por ter sido dispensada estando grávida; indenização substitutiva, 13º salário de 2016 na proporção de 10/12, 13º salário de 2017 na proporção de 5/12, férias integrais e férias proporcionais.

Continuar lendo

Cotidiano

Policia Civil prende foragidos e acusados de cometerem assaltos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Ação policial de cumprimento de mandados de buscas, apreensões e prisões realizadas nas primeiras horas desta segunda-feira, 18, em Cruzeiro do Sul, culminou na prisão de quatro pessoas acusadas de vários roubos e assaltos.

Coordenado pelo delegado Elton Futigami, a ação policial reuniu 20 agentes de policia civil que executaram cumprimento de mandados nos bairros da Lagoa e Cruzeirão.

“Tiramos de circulação pessoas que estavam cometendo crimes bárbaros. A partir de agora serão colocados à disposição da justiça para que sejam julgados e paguem pelos seus crimes, pois as investigações estão se intensificando de acordo com o planejamento estratégico da Secretaria de Segurança e da própria Polícia Civil no combate a criminalidade”, ressaltou Futigami.

Futigami ressalta ainda que os acusados serão indiciados por organização criminosa, assalto, roubo majorado e trafico de droga. Eles foram conduzidos a delegacia e em seguida conduzidos ao presidio e colocados à disposição da justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura dos municípios de Tarauacá e Porto Walter realizam festivais

Publicado

em

As prefeituras dos municípios de Tarauacá e Porto Valter realizam nos próximos dias os festivais do abacaxi e milho. A primeira festa acontece de 29 de setembro a 01 de outubro, enquanto a segunda será entre os dias 22 e 24 deste mês, aqui no Alto Juruá. O objetivo é divulgar a produção das duas culturas nos municípios, além promover negócios e estimular o turismo. De acordo com os organizadores, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas em cada cidade prestigiem os eventos.

O ponto alto serão os shows artísticos com atrações musicais nacionais e locais. Também acontecerão apresentações culturais, exposições e venda de comidas típicas e bebidas, muitas delas feitas à base do abacaxi e milho.

O último festival do abacaxi foi realizado em 2011, na gestão da então prefeita Marilete Vitorino (PSD). “Tarauacá é conhecida pelas suas belezas naturais e a hospitalidade de nosso”, comentou o assessor de impressa da prefeitura, Gilson Amorim, para quem a festa é uma das mais tradicionais do estado.

O festival do milho, por sua vez, foi criado na primeira gestão do prefeito Zezinho Barbary (PMDB) e já está na quarta edição. “Nosso objetivo é promover e incentivar a cultura do milho e toda a sua cadeia produtiva. Acreditamos que o festival gera emprego e renda na cidade porque muitos feirantes, que começaram a vender nos festivais passados, tornaram-se empreendedores individuais e garantem o sustento de suas famílias”, destacou o prefeito Barbary.

Continuar lendo
Publicidade

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.