Conecte-se conosco

Destaque 2

Estatística revela que houve 103 suicídios no Acre em 2017

Publicado

em

Os registros oficiais sobre o suicídio no Acre assustam. Durante todo o ano passado foram 78 casos, enquanto que em 2017 até o mês de agosto há o registro de 103 casos. As estatísticas também mostram que entre o primeiro semestre de 2016 e o de 2017, houve um aumento no Acre de 32% nas tentativas de suicídio. Essas informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira, 12, durante audiência pública em alusão ao Setembro Amarelo, que é a campanha de conscientização a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito dessa realidade.

A audiência foi proposta pelo vereador Jackson Ramos (PT). O parlamentar lembrou que “um fato preocupante que está acontecendo no Acre é que a faixa etária das pessoas que tentam o suicídio está abaixando. Segundo dados do Núcleo de Prevenção de Suicídios foram registrados no início deste ano, 4 tentativas de suicídio de crianças na faixa etária de 10 e 11 anos”, lamentou o vereador, que também é médico.

“Não existe mais uma questão de classe social. Temos uma assistência muito boa no Estado, mas temos que melhorar”, lembrou Marcos Araripe, diretor do Hospital de Saúde Mental do Acre.

De Janeiro a Agosto de 2017, mais de 433 pessoas procuraram o Núcleo de Prevenção de Suicídios, que fica localizado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, à procura de tratamento psicológico fugindo do suicídio.

Continuar lendo

Destaque 2

Homem fica irritado com abordagem e enfrenta agentes da RBTrans; veja o vídeo

Publicado

em

Um motociclista ficou bastante irritado com uma abordagem e enfrentou quatro agentes da RBTrans, na manhã desta segunda-feira, 18, em frente a Praça da Juventude, antiga rodoviária da capital. O vídeo, gravado por uma pessoa que estava próxima ao local, circula na redes sociais.

O homem vestido de bermuda e camiseta tenta tomar a caneta e o bloco de anotações do agente, que ameaça chamar a polícia. Exaltado, o rapaz diz: “Chama a viatura, chama!”.

Outro agente, de forma mais amena, pondera: “Ninguém quer brigar com você não, meu amigo!”. Visivelmente irritado, o motociclista ameaça bater em um dos agentes.

Depois de ter acesso ao vídeo, a reportagem de ac24horas soube, por meio da RBTrans, que o rapaz que tenta agredir os agentes é um permissionário de mototaxi. Ele ficou irritado porque os agentes se preparavam para apreender seu veículo que estava irregular devido a documentação atrasada. A informação é do superintendente de Trânsito de Rio Branco, Gabriel Forneck.

“É um permissionário de mototaxi. Estava irregular a situação da moto dele, viração tava irregular e os meninos iam fazer a apreensão do veículo. E aí o viração chamou o permissionário, o permissionário chegou alterado, agrediu um dos nossos agentes com um soco, tentou bater em outros no vídeo da pra verificar. Nós fizemos um boletim de ocorrência e a gente vai fazer os processos administrativos aqui que cabem à legislação, que podem ir de uma punição, multa ou até mesmo a cassação da permissão do mototaxi”, diz o superintendente.

Continuar lendo

Destaque 2

Taxistas e mototaxistas lançam aplicativo que proporciona 20% de descontos em corridas em Rio Branco

Publicado

em

O aplicativo BR Táxi com 20% de desconto nas corridas de táxis e mototaxis em Rio Branco foi lançado nesta segunda-feira, 18, com as presenças das duas categorias e do prefeito Marcus Alexandre Viana.

O aplicativo é o primeiro passo para o que os taxistas e mototaxistas chamam de processo de modernização das duas categorias.

“É um aplicativo que você solicita um táxi ou um mototaxi. É o primeiro aplicativo que funciona com as duas modalidades de transporte. Estamos esperando apenas a liberação do sistema IOS. No sistema android já está funcionando. Temos a ideia formada de termos uma tarifa dinâmica e flexível”, disse o presidente do Sindicato dos Taxistas no Estado, Esperidião Teixeira.

O preço flexível deve ocorrer em horários de menor movimentação na praça. Os sindicatos das duas categorias também querem melhorar o atendimento aos clientes. Para isso já são realizados cursos de capacitação.

Ainda durante o lançamento do aplicativo, o prefeito de Rio Branco fez a entrega de 30 motaxímetros que servirão para aferir os valores das corridas.

Continuar lendo

Destaque 2

Vaga de vice de Marcus Viana deve cair no colo do secretário de Segurança Emylson Farias

Publicado

em

A vaga de vice de Marcus Viana, pré-candidato do PT ao governo do Acre, vai cair no colo de Emylson Farias, do PDT. Seria um acordo entre Sebastião Viana e o pedetista José Luiz Tchê, presidente do partido. E nesse acordo tem um fator: o secretário de Segurança conta com a simpatia e a confiança do governador, seu incentivador político. Mídia para Emylson Farias não falta, vontade do PDT pela vaga também não.

O deputado federal César Messias, do PSB, teria sido convidado para ser vice de Marcus. Seria o nome perfeito para Viana e a FPA, mas César disse não devido a problemas de saúde. É uma decisão que passa pela família do parlamentar.

Messias seria a única possibilidade de o PSB emplacar o vice. A razão não é só o partido em si, mas a identificação do parlamentar com o Juruá e sua experiência no Executivo: foi vice governador duas vezes nas gestões da FPA.

O detalhe é que o nome de Emylson não agrada a muita gente no seio da FPA, inclusive no PT. Há um cálculo de que a rejeição ao secretário de Segurança faria a diferença em uma eleição apertada entre Marcus Viana e Gladson Cameli.

O presidente do PDT, José Luiz Tchê, não confirma, mas diz que o partido “merece seu espaço no Executivo”.

“O PDT está num tamanho que tem as condições de ter um nome tanto pra ser vice como pra ser candidato. O PCdoB teve seu espaço, o PSB também teve seu espaço, o PDT deve ter o seu. Se vai ser vice aí é outra negociação. Mas mesmo sendo vice há um projeto de governo”, diz Tchê.

Continuar lendo
Publicidade

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.