Menu

Um comunista que não come criancinha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PCdoB desabou ladeira abaixo sem freio desde as derrotas nas últimas eleições majoritárias dos seus principais líderes, ambos derrotados na disputa do Senado. Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida. E veio caindo. Não conseguiu em seguida manter a vice-prefeitura de Rio Branco. Perdeu também uma vaga na ALEAC e não tem mais um Federal efetivo. Volta agora a tentar chegar mais perto do poder e restaurar a posição que perdeu de segundo partido em influência, com a indicação do deputado Jenilson Lopes (PCdoB), um parlamentar novato, mas habilidoso e produtivo, como vice na chapa da FPA que disputará o governo. Uma missão difícil, pois, há uma escancarada preferência de quem vai dar as cartas: o governador Tião Viana quer de vice o secretário de Segurança, Emylson Farias (PDT). É que como o candidato tende a ser o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que tem posições independentes acentuadas dentro do partido, quer colocar Emylson como uma espécie de cunha na chapa. E pesa também contra o PCdoB (não me peçam explicação, não saberia dar) a antipatia que os demais partidos da FPA nutrem contra a sigla. Jenilson Lopes seria um vice que não atrapalharia, não tem ambição e não causaria problema. Mesmo sendo daqueles comunistas que não podem ser acusados de comer criancinha, a empreitada do jovem parlamentar tende a ser barrada. Ele sabe disso e saiu convencido de uma conversa que teve com Tião Viana a respeito das suas intenções. Mas como em política os fatos podem mudar como as nuvens, deixemos o tempo correr.


A história real
A prefeita Fernanda Hassem pegou a prefeitura de Brasiléia com 75% de comprometimento de seus recursos com a folha de pagamento. Baixou para 56%, um salto positivo. E trabalha para deixar nos 54%, teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é o outro lado da notícia que precisa ser dito. Para não passar a impressão que ela entupiu de afilhados a prefeitura.


Não disse o nome
O presidente do PT, Daniel Zen, esbravejou ontem na tribuna contra a distribuição de um panfleto que não é assim tão apócrifo, já que o parlamentar disse saber a origem e do autor. Promete entrar com uma ação contra os responsáveis, chamados de “covardes”, por tentarem vincular a demissão da apresentadora Mara Rocha (PSDB) ao PT. Não deu nome aos bois.


A busca da 


Não sei se por trás dos panfletos aludidos pelo deputado Daniel Zen (PT) encontra-se o PSDB, mas está bastante claro como o partido vem tentando tornar vítima do PT a jornalista Mara Rocha, pela sua demissão da TV-GAZETA, e assim lhe emplacar como vice na chapa do senador Gladson Cameli (PP). Isso não se pode negar.


Terceiro
A coluna tem informação de que está sendo trabalhado um terceiro nome de mais proximidade e simpatia do candidato Gladson Cameli (PP), cabelos mais brancos e com larga experiência administrativa, sob o argumento de que o DEM e o PSDB não conseguiram se entender sobre a indicação do vice, como o candidato queria. Acabaria com o perrengue.


TEM QUE GANHAR A
O deputado Raimundinho da Saúde (PT) voltou a defender que o prefeito Marcus Alexandre demita todos os cargos de confiança e secretários que estão há duas décadas no poder, se acomodaram e se preocupam apenas com seus umbigos. Tem que primeiro ganhar a eleição.


MIDAS FLORESTANO
As prisões que aconteceram na EMURB foram alvos de debates ontem na ALEAC, com a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) mostrando admiração com os bens materiais adquiridos por um dos principais acusados de corrupção, Jackson Marinheiro. “É um verdadeiro Midas, tudo que toca vira ouro”. Disse não acreditar que o prefeito Marcus Alexandre de nada sabia sobre o que ocorria na EMURB. “É impossível que isso acontecesse”, destacou na sua fala.


Defensor de plantão
Quem mais protestou ontem contra os ataques da oposição ao prefeito Marcus Alexandre foi o deputado Eber Machado (PSDC), que o considera um homem limpo e honesto. “Não tem nada a ver com isso”, esbravejou. E ele condenou que chamou de “morte moral”, as condenações sem que o julgamento tenha acontecido. Eber virou na ALEAC um defensor de plantão das causas do PT. Na base do: mexeu com o PT, mexeu comigo. Só falta aparecer na ALEAC com um paletó vermelho.


Com o Tião Viana e não abre
Um militante ativo da oposição me ligou ontem para contestar os que acham que o Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves, possa vir apoiar a oposição: “Crica, o candidato dele a Federal é o Cícero Furtado, que adoça o café do Tião Viana e da Márcia Regina”.


Avermelhou a BR-364
Dirigentes da oposição estão cuspindo labaredas contra o fato de ter sido dado pelo DNIT para a empresa da família do deputado Jonas Lima (PT), um trecho da BR-364, no seu filé, para recuperar o trecho que vai até o Bujari. Foi um pacote de 16 milhões. E para chatear mais no dia do início das obras os funcionários da empresa apareceram de vermelho da cabeça aos pés. Este fato, Juridicamente não pode ser contestado, mas politicamente, claro que sim.


Protesto no MP
Chegou à coluna que está sendo organizado dentro da oposição um movimento para irem até ao MP para pedir que o prefeito Marcus Alexandre seja ouvido no caso da EMURB.


EMPURRANDO A MACAXEIRA
Deputados da base governista estão vendo como a salvação da lavoura o governo estar incentivando a produção de macaxeira. Acham que será a salvação econômica do Acre. Os mais afoitos como o deputado Jonas Lima (PT) já sonha mandar macaxeira para o mundo.


Bem lembrado
Foi bem lembrado ontem na ALEAC que, até o momento não foi divulgado quais foram os autores do famoso sumiço de toneladas de milho de um Silo da SEAPROF. Um mistério!


Tocou na ferida
O deputado Nelson Sales (PP) tocou ontem na ferida braba da ALEAC. A realização de sessões solenes graciosas que só visam tentar conseguir votos com a categoria agraciada, em dias de sessões destinadas aos debates. Estão trocando os debates pelos salamaleques bajulativos. Protesto justo, o do Nelson.


Qual o problema?
Com isso só estão tendo duas sessões para os debates: terças e quartas. A Assembléia Legislativa é uma casa destinada ao debate político, e isso está sendo desvirtuado. Por qual razão na fazer na sexta-feira?


Não consegue destravar
Um ponto que nenhum secretário de Saúde conseguiu destravar foi o serviço do TFD. E não é por falta de vontade. É que o envio de pacientes depende de vagas em hospitais fora do Estado. Mas isso não tira a validade da crítica da oposição contra a morosidade do sistema.


Não deu para entender
Não deu mesmo para entender por qual razão vão gastar grana alta com a urbanização daquele velho açude perto do INTO e não gastam este dinheiro para ajudar a concluir as obras do INTO. São coisas que não se consegue entender.


Até o momento não tem
Nada contra a oposição tentar colar o escândalo da EMURB no prefeito Marcus Alexandre, isso faz parte do jogo político. Acontece é que o Marcus não teve o seu nome citado uma única vez por alguns dos envolvidos. E assim fica difícil fazer esta colagem, porque falta o fato jurídico.


PMDB e PT
Tomou conta do Brasil a imagem de uma sala de apartamento abarrotada com malas e caixas lotados de dinheiro do velho peemedebista e um dos principais nomes do partido, ex-ministro Gedel Vieira Lima, que foi figura de influência nos governos do PT e PMDB. É por isso que não dá para os peemedebistas debitarem aos petistas a pecha de corrupção. E vice e versa. Estão no mesmo cacho!


Falta do que fazer
A RBtrans parece que não tem algo mais relevante a fazer a não ser sair pela cidade caçando os motoristas do serviço UBER. Não adianta lutar contra a modernidade porque mais cedo ou mais tarde a implantação do UBER acontecerá. Que tal defender a volta das carroças?


Um ponto
O MP não entraria numa operação como a da EMURB, com prisões decretadas, se não tivesse provas fortes de que aconteceu no órgão atividades ilegais. O resto é esperar o desfecho do caso. Cabe aos acusados provar que são inocentes. Assim funciona a justiça na democracia.


Pontos sobre a EMURB
Não há como acusar o Ministério Público e os Delegados da Polícia Civil envolvidos na apuração de um escândalo financeiro no órgão de fazer espetáculo. Juiz algum decretaria prisões se os pedidos não tivessem baseados em provas. Comecemos por este ponto. Que a oposição faça o seu carnaval tentando envolver o prefeito Marcus Alexandre no caso, isso faz parte do jogo político. O PT faria o mesmo se a situação fosse o inverso. Temos que ser justos também em reconhecer que, até o momento não se descobriu um indício de que o prefeito Marcus Alexandre tem algo a ver com o episódio. E no Direito ou se tem provas ou não se tem. Esta é a situação do caso EMURB. O resto é esperar qual será a decisão da justiça. Só isso.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.