Menu

Bandidos invadem delegacia e levam botija de gás do fórum para demonstrar o poder do crime organizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Bom dia! Boa tarde! Boa note!

Publicidade

A vida não está fácil para ninguém, meus três leitores. A crise não escolhe suas vítimas, seja autoridade, servidor público ou autônomo, como é o caso dos membros de facções criminosas. Essa última categoria, além de agir na informalidade, age na ilegalidade, dependendo exclusivamente dos delitos que cometem e tendo que fugir da fiscalização das policiais. No município do Jordão, distante 462 km da capital Rio Branco, a falta de estrutura do sistema de segurança tem resultado em casos inusitados, como foi o arrombamento da delegacia e do fórum da pequena localidade. De acordo com um dos três leitores do blog, a delegacia conta apenas com um agente. Para registrar BO, as vítimas dos criminosos precisam procurar o agente em sua casa para abrir a delegacia.


Por conta da falta de pessoal, estrutura, viatura, armamento e etc. – coisa que não é mais novidade para as autoridades estaduais – a delegacia do município fica fechada a maior parte do tempo, fato que facilitou a ação dos criminosos. Ele arrombaram a unidade de segurança, reviraram tudo demonstrando toda força do “crime organizado” de Jordão. Não satisfeitos, os bandidos da cidade isolada se dirigiram ao fórum do município, arrombaram o fórum e roubaram o um dos poucos objetos de valor que encontraram: uma botija de gás. Além de deixar os servidores sem o cafezinho diário, a criminalidade deixou várias interrogações na cabeça dos moradores, que ficaram questionando qual foi o meio que os membros de facções usaram para fugir. Será fugiram nadando?


O Acre é referência novamente



Realmente, eu devo mais uma vez admitir que o Acre está se tornando um grande estado. Depois de conquistar o mundo e mostrar que virou a capital mundial da economia sustentável, modelo para os EUA, Alemanha, China, França, Peru, Itália, Israel, Bolívia, Vietnã, Coreia do Sul, Cuba, Rússia, Colômbia e Marte, além de referência para União Europeia, se colocando como potência e modelo na economia sustentável, agora, como todo centro desenvolvido do país, chamamos atenção da criminalidade. A diferença é que hoje o Acre tem uma facção para chamar de sua. Comando Vermelho? Primeiro Comando da Capital? Não, não, não. O Estado tem sua própria facção. Aqui, a referência do mundo do crime é o Bonde dos 13. Pensa numa terrinha enjoada é essa nossa. Aqui quem manda é 13.


Eu imaginava que o governador Sebastião Viana só tomava o café Contri, do Beto, que é café pra qualquer hora…

Trabalhando pela oposição


O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) abriu mão de sua pré-candidatura ao Senado, mas não tirou o pé do acelerador quando o assunto é fazer política. O Leão do Juruá passou um final de semana de intensas articulações nos municípios do interior do Acre. Ele apresentou o ex-deputado federal Márcio Bittar, como seu pré-candidato ao Senado e realizou atos simbólicos de filiação do dissidente tucano que ganhou as bênçãos dos caciques pemedebistas. Acompanhado de Antonia Sales, que entra mais uma vez na disputa pelo mandato de deputada estadual e da deputada federal Jéssica Sales, que vai para reeleição, Vagner trabalha para uma possível vitória da oposição.


Política na veia



O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT) vem gastando sola de sapato para levar o trabalho do Poder Legislativo aos quatro cantos do Estado. O homem tem empurrado carro nos atoleiros da BR-364, arregaçado a calça para andar nos enlameados ramais do Alto Acre, fez tirolesa nos locais com pontes quebradas no Purus, recarregou as baterias com pirão de açaí de Feijó com a farinha milito de Tarauacá, almoçou várias vezes o peixe do Vale do Juruá nas pensões no mercado do agricultor em Cruzeiro do Sul e ainda teve pique para conceder entrevistas aos intrépidos jornalistas e radialistas nos 22 municípios. Não pensem que ele não sente saudade da capital. Durante essas aventuras, segundo assessores, o que Amorim mais sente saudade é do cafezinho do Cacá na Aleac e o tratamento especial de cabelo no centro de beleza de suas esposa.


Campanha antecipada



O deputado Raimundinho da Saúde (PODE) tem reclamado do que ele classifica como campanha antecipada dos secretários de estado que serão candidatos nas eleições 2018, que estariam usando informações privilegiadas e a estrutura dos Estado para massificar seus nomes no meio do eleitorado acreano. Um dos motivos das reclamações do parlamentar foi quando o secretário de saúde, Gemil Júnior — usou o facebook para informar que o governo estaria convocando 300 servidores para sua pasta, em vários municípios. Raimundinho acredita que o aviso via redes sociais do gestor pode ser configurado como campanha extemporânea, já que, de acordo com ele, Gemil Júnior usou de informações privilegiadas em meio de comunicação não oficial.

Publicidade

Quem come quieto, come duas vezes



Para algumas pessoas que não conheciam o trabalho de base de André Vale, sua eleição de deputado estadual foi uma grande surpresa. Sem grande estardalhaço, o proprietário da Droga Vale – uma das mais antigas farmácias do Estado – conquistou uma das 24 cadeiras na Aleac, deixando para trás medalhões da política acreana. Apesar de aparentar uma certa distância da divulgação dos grades meios de comunicação, o comerciante que mantém seu comércio no calçadão às margens do rio Acre, continua com sua vida simples. Nas folgas dos trabalhos no Poder Legislativo, ele mantém a rotina de atender seus clientes no balcão de sua drogaria. Tem um velho ditado que diz: “quem come quieto, come duas vezes!”. Em se tratando de política até mais, basta saber conquistar da forma certa, sincera e o mais simples possível.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido