Conecte-se conosco

Cidades

Agente da Rbtrans é flagrado dando carona à mulher em moto oficial, na capital

Publicado

em

Um agente da Superintendência de Transportes e Trânsito (Rbtrans) foi flagrado por internautas transportando uma mulher, irregularmente, numa moto oficial do órgão. O servidor municipal, que é pago para também fiscalizar o transporte irregular de passageiros, rapidamente virou alvo de críticas na internet.

Diante do flagrante, o funcionário foi afastado das funções e um processo administrativo aberto para apurar a conduta dos servidores. Em nota, sem divulgar o nome do agente que transporta passageiros de forma irregular, o órgão municipal destacou que não apoia condutas irregulares.

“Tão logo tomamos conhecimento do ocorrido, adotamos as medidas administrativas cabíveis e abertura de procedimento de sindicância para apurar os fatos, estando o servidor afastado de suas funções até que o processo seja concluído (…) lamentamos o ocorrido”, diz a nota enviada ao ac24horas.

Após várias tentativas, a reportagem não conseguiu conversar com o agente de trânsito. Mas como apurou o portal, o clima é de tensão entre os trabalhadores que exigem respeito às normas, mas, neste caso, tiveram a imagem maculada pelo erro de um dos trabalhadores da instituição.

Continuar lendo

Acre

Jenilson representará o AC em seminário sobre a construção da ferrovia

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite ( PCdoB) representará o estado do Acre no seminário sobre a construção da Ferrovia Bioceânica para o Peru e o Brasil, sediado pela BJTU (Beijing Jiaotong University), em Pequim, na China. O evento que terá duração de quinze dias, e será patrocinado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, custeará passagens a hospedagens dos participantes.

O seminário contará com 25 participantes dos dois países que receberão o empreendimento financiado pelo Governo Chinês. Além do curso de formação sobre infraestrutura ferroviária, sistema de gestão ferroviária, eles serão levados à cidade de Xangai Qingdao e outros lugares no país asiático para conhecer a cultura e a história das grandes mudanças desde o início da reforma e da abertura da China para o capital.

O acordo para a construção da Ferrovia Bioceânica ou Transconinental (Brasil-Peru) foi assinado em 2008, sendo que o estudo de viabilidade técnica custou cinquenta milhões de dólares custeados pela China, que propôs o ambicioso projeto. A projeção de gasto para tirar o projeto do papel é de 200 bilhões de reais.

A ferrovia terá 4,9 mil km de distancia. A extensão do trecho peruano será de 1,6 mil km e o brasileiro, quase 3,3 mil km. Ela se inicia em Campinorte (GO), passando pelo Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar à fronteira peruana, cruzando a Amazônia e os Andes até o porto, na costa do Pacífico.

Segundo o projeto, no Acre, a ferrovia ligará Rio Branco (capital) à cidade de Cruzeiro do Sul. Caso a ideia se concretize, o mapa econômico do país no tocante a saída e entrada de produto mudarão completamente. Isso, porque, a maioria das cargas que saem e entram no Brasil são a partir do Porto de Santos (SP) e Porto Paraguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), gerando grande fluxo de capital oriundos dos impostos. A mudança não será apenas na movimentação das exportações e importações, mas também na economia para os estados da Amazônia, principalmente para o Acre que sai da condição de isolado.

A concretização desse projeto poderá auxiliar o Estado em relação ao transporte de passageiros. Uma vez a manutenção de trafegabilidade da BR-364 não é certeza. Pois o solo e as condições climáticas não favorecem a construção de rodovia na região.

Para o deputado Jenilson Leite, o seminário é um momento importante para se conhecer como na prática funcionam as ferrovias construídas pela China. “A China tem feito as maiores construção na área de ferrovia, como, por exemplo, o trem-bala que foi inaugurado recentemente pelo país. E participar desse seminário é uma oportunidade ainda que distante, de olharmos para o futuro do Acre com esperança “. Em relação aos benefícios que o Estado poderá usufruir, o deputado destaca que podemos sair de uma economia que movimenta milhões de impostos para à casa dos bilhões, assim como acontece com os estados da região Sul e Sudeste.

Continuar lendo

Cidades

Tucano Dr. Betinho vai ter que devolver R$ 20 milhões aos cofres de Assis Brasil

Publicado

em

O ex-prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho– o Dr. Betinho-, do PR, foi condenado a devolver aos cofres públicos da cidade, a quantia de R$ 20,4 milhões, mais juros e correção. A decisão é do pleno do Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC), que deu prazo de 30 dias para a devolução dos valores.

Segundo Acórdão assinado pelos membros da Corte de Contas acreana, Betinho deixou de apresentar a prestação de contas anual no ano de 2015, o que, agora, está lhe causando muita dor de cabeça. Se não obedecer o prazo estabelecido pelo órgão, o ex-prefeito poderá ser processado junto ao Judiciário.

Procurado, Betinho não foi encontrado. O telefone para o qual ligou a reportagem do ac24horas não estava disponível para receber chamadas na manhã desta segunda-feira, dia 18. Mesmo assim, o espaço para os esclarecimentos e defesa continua aberto. O Ministério Público Estadual (MPE) já foi comunicado do caso.

Uma das ações propostas pelo TCE/AC, sempre que há esse tipo de encaminhamento, é o bloqueio dos bens e de contas bancárias, o que viabiliza o pagamento da dívida junto ao poder público. Betinho, caso deposite o dinheiro na conta da Prefeitura da cidade, deverá informar, oficialmente, à Câmara Municipal, como orientam os membros do Tribunal de Contas.

Continuar lendo

Cidades

Teto desaba e assusta pacientes do HC no Acre

Publicado

em

Neste domingo, dia 17, parte do telhado de uma das enfermarias do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, desabou e assustou os pacientes que estavam nos quartos próximos ao incidente. Ninguém ficou ferido, mas o fato repercutiu fortemente nas redes sociais durante o final de semana.

Segundo apurou ac24horas, no momento em que o teto cedeu, pelo menos três pacientes estavam nos leitos do quarto. Com o episódio, os acompanhantes ajudaram os pacientes a sair do quarto e pedir ajuda. Rapidamente, os servidores do hospital tentaram isolar o local para evitar registros.

A Direção do Hospital das Clínicas informou que nenhum dos pacientes ficou ferido. Além disso, as tratativas necessárias á correção do dano já estão sendo tomadas, além do laudo do Corpo de Bombeiros, que já está sendo preparado e brevemente será entregue à unidade hospitalar.

Continuar lendo
Publicidade

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.