Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chuvas de agosto estão acima do esperado para o mês de seca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O dado do portal O Tempo Aqui, de Davi Friale, é bastante curioso: as chuvas de agosto de 2017 já superaram a média do mês na maior parte do Acre. De acordo com os estudos de Friale, em algumas áreas choveu, até o dia 24 de agosto, quase três vezes o valor climatológico mensal. Em Rio Branco, já choveu 52 milímetros, quando a média é de 40mm.


“Como O Tempo Aqui publicou, seca severa de 2017 já se despediu, pois todos os rios acreanos tiveram seus níveis aumentados consideravelmente nos últimos sete dias. O maior acréscimo ocorreu em Marechal Thaumaturgo, onde passou de 1,70m, no dia 17, para 4,30m, no dia 24, ou seja, um aumento de quase três metros”, diz Friale.

Anúncios


Segundo ele, não foi diferente em Cruzeiro do Sul, onde aumentou quase dois metros, passando de 3,70m, no dia 17, para 5,20m, nesta sexta-feira, dia 25 de agosto Em Tarauacá, o aumento foi de 20cm.


O rio Purus, em Santa Rosa do Purus, subiu de 1,80m para 2,80m, ou seja, 1,00m a mais que há sete dias.
O nível do rio Acre, em Brasileia e em Xapuri, teve um acréscimo de mais de 0,5m, assim como o rio Xapuri, no seu curso médio.


Em Rio Branco, o rio Acre passou da menor cota deste ano, que foi em torno de 1,60m, há cerca de duas semanas, para 1,94m, medido nesta sexta-feira, por volta das 11 horas da manhã, e continua subindo lentamente.
Recentemente, o governo do Acre decretou situação de emergência em três cidades por conta da estiagem. Para esta segunda-feira, 27, a previsão é de chuva passageira em alguns pontos do Estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido