Menu

Decretada situação de emergência em Rio Branco, Brasiléia e Porto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana decretou situação de emergência em Rio Branco, Brasiléia e Porto Acre por conta da estiagem severa que tem provocado problemas no abastecimento d’água realizado pelo Departamento de Água e Saneamento (DEAS) principalmente nessas cidades. O rio Acre, que banha as três cidades, registra cota histórica.


“Neste mês de agosto o Rio Acre que banha os municípios de Rio Branco e Brasileia está registrando a segunda menor cota dos últimos 13 anos (…) atingindo níveis mínimos históricos para esta época do ano. Em 2011 e 2016, anos em que foram registradas as menores cotas da serie, nesta mesma data 24/08/2017 o nível registrado na capital foi respectivamente de 1,75m, e 1,57m, atualmente o nível está em 1,91m”, diz o decreto.

Publicidade

A diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, comentou, em reunião estratégica na Casa Civil do Estado, a atual situação climática na Amazônia, que sofre influências também do Oceano Atlântico. O cenário não é nada positivo. A explicação dela foi veiculada pela Palácio Rio Branco.


Vera explica que o “trimestre agosto, setembro e outubro será bastante seco. Isso é preocupante, pois se observa déficit hídrico e os nossos rios diminuindo seus níveis com maior velocidade e ainda nem se recuperaram da seca de 2016, que foi intensificada pelo efeito [climático] do El Niño”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido