Menu

Pesquisar
Close this search box.

Instituto de Administração Penitenciária investiga participação de agentes penitenciários na fuga de presos em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) apura a possível participação de agentes penitenciários na fuga de detentos do presídio Manoel Nery da Silva, em Cruzeiro do Sul, no último sábado, 22. Até o momento, dos 16 foragidos, apenas um foi recapturado. O órgão instaurou sindicância para averiguar as razões pelas quais nenhum dos agentes que prestavam serviço no local percebeu a ação dos detentos. Na parede da cela em que eles estavam foi aberto um buraco mais do que suficiente para a evasão.


Segundo a assessoria de imprensa do Iapen, a direção do órgão não descarta o envolvimento de toda a equipe de agentes plantonistas no presídio, no dia da fuga. Cada grupo de servidores é composto por um mínimo de 15 e um máximo de 20 pessoas.

Anúncios


Após concluída – e uma vez confirmado o envolvimento de agentes penitenciários – a sindicância vira processo a ser encaminhado à Polícia Civil, onde um inquérito deverá instaurado.


O envolvimento de agentes penitenciários em fugas de detentos acarreta a perda do cargo público, além de pena que pode variar entre três meses e um ano de prisão – ou multa. O crime também resulta na suspensão dos direitos políticos da pessoa condenada por até cinco anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido